A enfermagem e os cuidados com pacientes com suspeita de coronavírus

Profissionais de saúde devem atender aos pacientes com suspeita de coronavírus com o uso completo de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Profissionais de saúde devem atender aos pacientes com suspeita de Covid-19 com o uso completo de equipamentos de proteção individual (EPIs): gorro, máscara N95, luvas, capote impermeável, óculos protetores, protetor de calçado, avental da instituição e face shield.

Com os aparatos, o profissional deve dar prosseguimento ao atendimento levando o paciente para uma sala de isolamento com pressão positiva, onde são atendidos indivíduos com suspeita de doenças virais com o objetivo de evitar a propagação.

“Além do uso adequado dos EPIs e os cuidados na prevenção da formação de aerossóis para garantir a segurança dos acompanhantes, os enfermeiros devem manter uma comunicação efetiva entre todos os profissionais envolvidos e garantir uma provisão do material a ser utilizado, principalmente dos EPIs. Um profissional que não se sente seguro não é capaz de prestar uma assistência de enfermagem com qualidade e com a calma necessária”, alerta o enfermeiro pediátrico Juan Carlos Silva Possi, conteudista do Nursebook.

enfermeiro escrevendo em prontuário de paciente com coronavírus

Recomendações para enfermeiros sobre Covid-19

O Center for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos elaborou uma série de recomendações aos profissionais de saúde para a precaução de transmissão da Covid-19.

Confira as principais recomendações para as instituições e os profissionais de saúde:

  • Os profissionais devem realizar lavagem de mão antes e depois do contato com o paciente ou com material suspeito, antes de colocar e remover os EPIs. A lavagem de mãos deve durar, no mínimo, 20 segundos, com água e sabão;
  • Devem ser utilizados os equipamentos de proteção de contato, gotículas e aerossóis para a assistência diante de suspeita ou caso confirmado. Todos os profissionais devem ser treinados para a colocação dos EPIs e o descarte apropriado dos equipamentos contaminados;
  • Os profissionais devem estar habilitados para triagem de casos suspeitos e isolamento de pacientes confirmados;
  • Instituições de saúde devem garantir um processo rápido de investigação;
  • Incluir na triagem, a investigação de viagens realizadas e contato com pessoas possivelmente infectadas;
  • Pacientes sob suspeita devem aguardar o atendimento em ambiente isolado, ventilado, com acesso a lavagem de mãos e suprimentos para higienização e descarte de secreções;
  • Elaboração de Protocolos de Emergência para padronizar as medidas;
  • Seguir recomendações padrão das instituições de saúde para desinfecção de equipamentos de uso hospitalar ou utilizar equipamentos descartáveis;
  • O direcionamento do paciente em casos suspeitos deve ser planejado evitando o trânsito desnecessário dentro do ambiente de saúde;
  • Em pacientes suspeitos ou infectados deve-se minimizar as chances de exposição, como evitando o transporte do paciente e trânsito de pessoas próximas;
  • Manter a comunicação entre os níveis de atenção à saúde, pacientes sob suspeita devem ser identificados e direcionados aos centros de referência devem ser recebidos com as devidas precauções de transmissão.

Leia também: Como prevenir lesão de pele relacionadas ao uso de EPI em tempos de Covid 19?

Em caso de suspeita por coronavírus: o que fazer?

Em casos de suspeita de infecção por coronavírus, os profissionais de saúde devem se afastar imediatamente do seu local de trabalho e iniciar o isolamento domiciliar, além de notificar o local de trabalho.

“Se possível, não procure atendimento na emergência, pois corre o risco de contrair uma infecção secundária. O ideal é procurar a saúde do trabalhador”, indica o enfermeiro Juan Possi.

Entre as medidas preventivas, o profissional de saúde deve levar o mínimo de material para o hospital. Se possível, colocar todos os itens em uma ecobag higienizável, com um par de calçados extra. Ao chegar em casa, deixar o calçado fora de casa, ir tomar banho direto e depois colocar a ecobag para lavar ou higienizar a bolsa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe de enfermagem da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades