A enfermagem no cuidado da coronofobia

O termo “coronofobia” foi criado em referência a fobia que muitas pessoas vem desenvolvendo pelo coronavírus. Saiba mais.

Um novo impacto vem chamando atenção dos profissionais de saúde e da sociedade acadêmica, a coronofobia. Esse termo foi criado em referência a fobia que muitas pessoas vem desenvolvendo pelo coronavírus. Na verdade, o medo está relacionado ao sentimento de medo, de ansiedade relacionado ao adoecimento, possíveis complicações e morte causadas pelo coronavírus. 

Frente a essa angústia, a pessoa desenvolve uma fobia de qualquer possibilidade de contrair a doença. É comum a pessoa ficar com medo de morrer ou adoecer e inclusive de que o mal aconteça com os entes queridos. A coronofobia está relacionada ainda a diversos outros quadros associados como a ansiedade generalizada, o pânico, os comportamentos obsessivos, a diminuição do contato social, sentimento de adoecimento e morte, depressão e suicídio.  O uso de medicamentos é um grave problema visto que são considerados protetivos, mas em maioria, não possuem comprovação científica, ficando a pessoa sujeita aos efeitos adversos. O problema provoca crise em situações onde a pessoa fica exposta a contaminação. 

A enfermagem no cuidado da coronofobia

Sintomas da coronofobia

Geralmente, a pessoa apresenta sintomas clássicos de ansiedade, como agitação, aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, angústia, tremor periférico, distúrbios alimentares, distúrbios do sono, formigamento, dificuldade de respirar, evite o contato social, desenvolve hipocondria em relação a infecção. Desenvolve ainda crenças irracionais e negativas contra a própria vida ou ao estado de adoecimento, assim como de seus familiares. O coping religioso e espiritual também é observado.  

Na verdade, na maioria das vezes os procedimentos são seguidos à risca de forma correta, mas o exagero, chama atenção principalmente em relação ao excesso, com medidas que extrapolam a proteção recomendada.  A coronofobia pode ser confundida com transtorno de ajustamento, visto as diversas mudanças que a pessoa passou no último ano de forma abrupta. No entanto, podemos considerar os aspectos ligados ao temor do adoecimento e da morte, assim como a preocupação excessiva como o aspecto diferencial.

Leia também: Saúde mental e Covid-19: universitários brasileiros são os mais afetados pela pandemia

Como a enfermagem pode contribuir para o cuidado frente a fobia do coronavírus?

  • Faça o acolhimento utilizando a telenfermagem ou por contato telefônico. A imagem presente pode contribuir para a percepção de algumas expressões importante para avaliação do estado psíquico;
  • Crie vínculo e estabeleça um projeto terapêutico singular imediato, que prevê o levantamento de possibilidades de redução do estresse;
  • Evite buscar a terapia da exposição para o enfrentamento, indicada em alguns tratamentos de fobia, visto que neste caso a saúde da pessoa pode estar em risco; 
  • Compreenda os principais temores e medos da pessoa, estabelecendo a história da doença atual;
  • Compreenda se a pessoa possui histórico de vulnerabilidade psíquica;
  • Faça avaliação do estado psíquico e emocional;
  • Levante dados sobre a vida pessoa, instrumental e psicossocial;
  • Compreenda as modificações que a pessoa passou em detrimento da pandemia;
  • Compreenda as questões relacionadas ao adoecimento e a morte de familiares ou pessoas próximas como amigos;
  • Identifique alteração do humor;
  • Identifique alteração no padrão do sono;
  • Identifique alteração no comportamento alimentar;
  • Compreenda a saúde sexual
  • Compreenda a saúde espiritual/religiosa;
  • Converse sobre a real situação de perigo esclarecendo possíveis concepções erradas ou equivocadas;
  • Estimule a pessoa a ter menor acesso a informações midiáticas sobre o assunto;
  • Permita que a pessoa possa falar sobre suas angústias;
  • Compreenda as questões afetivas e de relacionamento;
  • Compreenda as questões relacionadas a esperança e ao futuro;
  • Esclareça sobre canais de comunicação de cuidado em casos de crise;
  • Estimule o contato com amigos e parentes por meio da internet;
  • Reforce as medidas de proteção e esclareça quanto a mitos e informações falsas;

Lembre-se que a pessoa com coronafobia terá muita dificuldade em buscar o serviço de saúde de forma presencial. Por esse motivo, a rede de atenção não presencial deve ser desenvolvida em seu território. 

Hoje, a telenfermagem é uma excelente saída para o tratamento da coronofobia. Além disso, a pessoa com coronafobia pode desenvolver transtornos de ansiedade e principalmente depressão que a leve para um diminuição das relações. Esse fenômeno faz com que a assistência à saúde seja um dos fatores de vulnerabilidade. O que reforça a necessidade de desenvolvimento de atividades informativas pelo serviço de enfermagem. 

Saiba mais: Os efeitos da quarentena na saúde mental

Uma vez que a própria pessoa pode identificar os sinais e sintomas e buscar ajuda. Lembre-se nesse momento, as vulnerabilidades psíquicas vão aumentar devido a complicações do isolamento social, por isso, é necessário maior atenção dos profissionais de enfermagem para essa temática.

Referências bibliográficas:

  • Barros MBA, Lima MG, Malta DC, Szwarcwald CL, Azevedo RCS, Romero D, et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemol Serv Saúde: 2020:23 p.
  • Lindemann Ivana Loraine, Simonetti Amauri Braga, Amaral Christian Pavan do, Riffel Rogério Tomasi, Simon Tiago Teixeira, Stobbe Julio Cesar et al . Percepção do medo de ser contaminado pelo novo coronavírus. J. bras. psiquiatr. 2021  Mar ;  70( 1 ): 3-11
  • Lee SA, Jobe MC, Mathis AA, Gibbons JA. Incremental validity of coronaphobia: Coronavirus anxiety explains depression, generalized anxiety, and death anxiety. Journal of Anxiety:  Disorders. 2020: 74.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.