A história das gêmeas siamesas brasileiras

Dr. Eduardo Chapot-Prévost é internacionalmente reconhecido por realizar a primeira separação de gêmeos siameses no mundo, em 1900.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Dr. Eduardo Chapot-Prévost (1864-1907) iniciou seus estudos no Rio de Janeiro, se formando na Bahia em 1885. Exerceu a profissão no Rio de Janeiro e, logo, se tornou também professor na Faculdade Nacional de Medicina. 

Era cirurgião e nunca se acomodou na profissão, sempre buscando realizar o inédito. E o fez. É reconhecido internacionalmente por realizar a primeira separação de gêmeos siameses no mundo. 

As irmãs Maria e Rosalina eram conectadas pelo tórax e pelo abdome, porém não apenas por músculos da parede. Desta forma que a primeira tentativa de separação não obteve sucesso. A inexistência de exames de imagem na ocasião dificultavam a abordagem cirúrgica, já que não se podia saber ao certo quais órgãos as crianças ”compartilhavam”. 

A família de Maria e Rosalina procurou o dr. Chapot-Prévost na tentativa de finalmente resolver a questão. Através da observação dos efeitos colaterais de cada medicamento administrado, o médico buscava descobrir o órgão que dividiam, no caso, o fígado. 

Treinava insistentemente a cirurgia a partir de modelos de gesso que esculpiu. Instituiu técnicas de assepsia, como banhos de lisol até para seus auxiliares e máscara cirúrgica de gaze. 

Em 30 de maio de 1900 e com uma equipe de 13 médicos, conseguiu realizar o grande feito. Infelizmente, por complicações infecciosas no pós-operatório, Maria faleceu cinco dias após a  cirurgia. Rosalina não. Ela casou, teve 6 filhos e viveu por mais de 80 anos. 

Após a publicação do seu trabalho em 1901 “ Chirurgie dês Thoracopages”, o mundo conheceu o que um brasileiro tinha feito. Como é bom ter heróis em quem se inspirar. Não se acomode, independente da área que escolheu, um dia você será o exemplo de alguém.

 

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades