A idade paterna avançada pode impor riscos à gestação

Alguns estudos buscaram identificar se a idade paterna poderia influenciar de alguma forma em resultados adversos na gravidez.

Já sabemos de longa data que as gestantes acima dos 35 anos desenvolvem mais riscos tanto fetais quanto maternos, com maiores taxas de abortamento, síndromes genéticas, desenvolvimento de pré-eclâmpsia, e diabetes gestacional. 

Alguns estudos buscaram identificar se a idade do pai poderia influenciar de alguma forma em resultados adversos na gravidez. Um recente estudo de 2016, retrospectivo de base populacional de mais de 40 milhões de nascimentos nos EUA observou que a idade do pai acima de 45 anos aumentou as chances de diabetes gestacional na mãe e de parto prematuro e convulsões neonatais. 

Leia também: Exposição a temperaturas diferentes durante a gravidez: risco para natimortos?

Outros estudos anteriores sugeriram que a idade paterna avançada estava associada a maiores taxas de aborto e resultados obstétricos ruins. Uma revisão sistemática publicada em 2018 revisou resultados adversos em crianças em curto e longo prazo e mostrou uma associação entre o avanço da idade paterna e vários transtornos neuropsiquiátricos, bem como natimortos, fendas orofaciais e trissomia do cromosso 21.

A idade paterna avançada pode impor riscos à gestação

Novas evidências

Neste mês de agosto de 2021, a Obstetrics & Gynaecology divulgou um estudo desenvolvido em Londres, conduzido no Centre for Reproductive and Genetic Health, Londres, no Reino Unido, com mais evidências dos riscos da idade paterna avançada.

Idade paterna e técnicas de reprodução assistidas

Um total de 4.271 homens foram elegíveis para análise, e os pesquisadores buscaram investigar se homens acima de 50 anos teriam menos sucesso nas técnicas de fertilização assistida.

O estudo mostrou que o número de nascidos vivo e gravidez são afetados negativamente pela idade paterna acima de 50 anos, sendo este efeito independente da idade feminina. 

Saiba mais: Quais os riscos importantes da obesidade na gravidez?

Uma proporção significativamente menor de homens com mais de 51 anos atendeu aos critérios de análise de sêmen da Organização Mundial da Saúde em comparação com homens com menos de 51 anos de idade. Tanto a idade materna quanto a paterna foram mantidas no modelo multivariado e para todos os subgrupos de idade materna a probabilidade de nascimento vivo diminuiu com a idade paterna acima de 50, muito embora a idade paterna acima de 50 anos não tenha sido um preditor independente de abortamento.

Um ponto forte deste estudo de coorte é que ele inclui um grande número de homens com mais de 50 anos, sendo considerado a segunda maior coorte da literatura, e incluiu todas as causas de infertilidade.

Os pesquisadores fazem um apelo para que os homens sejam informados sobre os riscos de se postergar a paternidade.

Referencias bibliográficas:   

  • Morris G, Mavrelos D, Odia R, Viñals Gonzalez X, Cawood S, Yasmin E, Saab W, Serhal P, Seshadri S. Paternal age over 50 years decreases assisted reproductive technology (ART) success: A single UK center retrospective analysis. Acta Obstet Gynecol Scand. 2021 Aug 17. doi: 10.1111/aogs.14221. Epub ahead of print. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.