A importância do networking na área médica

O networking é o meio de expandir esse raio de conhecimento para outros colegas de profissão, pacientes, empresários do ramo e toda a comunidade médica.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A capacidade de estabelecer uma rede de contatos é muito importante em todas as profissões, assim como saber compartilhar novos conhecimentos para os demais colegas de trabalho e o público em geral. A prática do networking na área médica vem crescendo com o avanço das redes sociais e com o interesse dos profissionais de estabelecer novas parcerias de negócios com colegas de trabalho de áreas iguais ou diferentes, que muitas vezes se complementam e oferecem um suporte mais completo aos pacientes/clientes.

Uma boa parceria pode se tornar um grande diferencial para a sua empresa, fazendo com que o nome da sua marca ganhe mais credibilidade no mercado, conseguindo atrair a atenção de mais clientes para os seus serviços. Ao fazer um bom networking, os seus parceiros poderão lhe oferecer novas oportunidades e, assim, será possível melhorar o atendimento e oferecer aos pacientes/clientes tudo o que eles precisam para realizar os seus tratamentos da melhor forma possível.

networking

Tudo começa no cartão de visitas, mas há muito mais além

O cartão de visitas é um item que não pode faltar na sua carteira, mas existem outras ferramentas tão úteis quanto para fazer networking, como explica Rodrigo Lacerda, apresentador, professor de oratória e facilitador de dinâmicas motivacionais. O cartão de visita é o meio de concretizar a troca, a conexão. Mas é importante ressaltar que junto dele tem que vir uma mensagem para gerar a empatia com o interlocutor. É a sua marca que vai chamar a atenção no mercado.

Segundo o especialista em dinâmicas motivacionais, podemos definir networking para muito além de uma troca de cartão. Essa palavra representa o interesse genuíno pelo interlocutor. “Uma prática que recomendo muito nos grupos que coordeno é a hora do cafezinho. Convide o seu colega de trabalho para um café e aproveite para conhecê-lo de verdade. O que ele faz, quais são as suas especialidades, quais os tipos de ações que ele tem se dedicado, os seus planos”, diz Rodrigo Lacerda.

O profissional em oratória destaca que para a classe médica, o cafezinho é ainda mais importante. Isso porque você pode ser um excelente profissional, mas se não deixar as pessoas conhecerem o seu trabalho, apesar de todo o seu talento e competência, você não vai conseguir ampliar os horizontes profissionais.

O networking é o meio de expandir esse raio de conhecimento para outros colegas de profissão, pacientes, empresários do ramo e toda a comunidade médica. Inclusive para os representantes de venda de laboratórios, que são os porta-vozes das novas técnicas e medicamentos, e se transformam em contatos muito importantes.

Como vencer a timidez

“Quando o médico tiver a oportunidade de fazer palestras, tem que aproveitar. É uma oportunidade valiosa de mostrar o seu trabalho, basta desenvolver a autoconfiança e apresentar da melhor forma possível o seu potencial profissional. Para isso, há necessidade de muito preparo e treinar”, explica Lacerda.

Já quem está participando de um congresso apenas para circular pelo evento, o foco deve ser se inteirar no tema do principal, em todos os pontos de abordagem, nas pessoas que devem estar presentes e nas mesas de debates. Tudo isso é importante para que você se sinta seguro na abordagem dos seus colegas. Dessa forma, você vai conseguir, especialmente, trocar boas ideias. Quando qualquer profissional se sente seguro das suas palavras e do que está fazendo, os bons resultados são certos.

Já para vencer a timidez em cima do palco, treino e estudo são fundamentais. Desta maneira, você vai se sentir seguro para encarar as situações e interpretá-las como uma oportunidade profissional e não um problema ou ameaça.

Para Rodrigo Lacerda, esse o desafio de transformar o medo em entusiasmo. Quem consegue fazer isso tem um grande ganho na carreira. O importante é ter consciência que não adianta ser competente, tem que parecer competente também.

Conclusão

Mantenha-se sempre conectado, com páginas ou perfis nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram. Elas são poderosas ferramentas para divulgação do seu trabalho e podem atrair a atenção de profissionais que se tornarão os seus parceiros no futuro.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags