A maneira mais eficaz para tratar sinusite

Após 3 meses de acompanhamento, o grupo submetido a irrigação nasal apresentou uma melhora significativa dos sintomas quando comparado aos outros grupos.

bTodos os anos durante o inverno os casos de infecções respiratórias das vias áreas superiores (IVAS) aumentam. Estas ocorrem principalmente nos grandes centros, quando fatores como o tempo seco, as variações de temperatura (naturais ou artificiais) e o ar poluído se associam para contribuir para que as emergências tornem-se uma grande porta de entrada para casos de sinusite.

Os casos de sinusite crônica, quando o quadro permanece por mais de 12 semanas, causam muito desconforto ao dia a dia do paciente. Encontrar medidas para aliviar os sintomas e eliminar a doença, tem sido a tônica de diversos pesquisadores em todo o mundo.

Um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal (CMAJ), randomizou 900 pacientes, com sinusite crônica ou recorrente, em grupos que foram submetidos a 1 de 4 diferentes terapias:

  1. Irrigação nasal utilizando um pote neti;
  2. Inalação com vapor;
  3. Irrigação nasal associada a inalação com vapor;
  4. Terapia usual.

Após 3 meses de acompanhamento, o grupo submetido a irrigação nasal apresentou uma melhora significativa dos sintomas quando comparado aos outros grupos.

ban

A irrigação nasal foi ainda associada com a redução de episódios de cefaleia, redução de uso de medicações por contra própria e aumento da satisfação para consultar-se novamente com o médico.

Os autores do estudo estimaram que 13 pacientes seriam necessários para 1 obter benefício com este tratamento. Para a maior parte dos desfechos, a inalação com vapor não trouxe nenhum efeito.

Uma revisão sistemática publciada no Journal of The America Medical Association (JAMA), em 2015, com o intuito de identificar a terapia mais eficaz no tratamento de sinusite crônica em adultos. As evidências apontaram que o uso de irrigação nasal com salina associado a corticoide tópico, seriam a melhor linha de tratamento para estes pacientes.

Casos especiais:

  • Pacientes com asma, pólipos nasais, e episódios recorrentes de sinusite, deve-se considerar a associação de terapia com Anti-IgE.
  • Pacientes com pólipos nasais recomenda-se o uso de corticoide sistêmico por um período curto (1 a 3 semanas), ou doxicilina (3 semanas), ou antagonistas de leucotrieno.
  • Pacientes sem pólipos nasais, uso de marcolídeo por tempo prolongado (> 3 meses) ou outro antibiótico não macrolídeo por tempo curto (< 3 semanas), pode ser eficaz.

A sinusite crônica causa usualmente frustração no médico e no paciente. Estudos como os citados acima trazem um melhor direcionamento no tratamento desta doença, permitindo que a satisfação com o resultado seja maior.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências

  1. Medical Therapies for Adult Chronic Sinusitis – A Systematic Review Luke Rudmik, MD, MSc1; Zachary M. Soler, MD, MSc2
  1. Advising Sinusitis Patients to Use Nasal Irrigation May Help Improve Symptoms – By Kelly Young

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags