Leia mais:
Leia mais:
Evolução da displasia em esôfago de Barrett

A redução fechada deve ser tentada quando há falha no tratamento da DDQ com suspensório de Pavlik?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A redução fechada é um tratamento reconhecido no tratamento da displasia de desenvolvimento do quadril (DDQ) e é realizada sob anestesia podendo ser associada à tenotomia de adutores e seguida por um período de imobilização com gesso “spica”. Entretanto, a necrose avascular da cabeça femoral é uma importante e perigosa complicação. As taxas de sucesso do procedimento variam entre 57 e 94%, porém, quando realizada após falha do tratamento com suspensório de Pavlik, a literatura registra sucesso em menos de 20% dos casos.

redução fechada

O estudo

Definindo sucesso como redução concêntrica estável no momento do procedimento sem luxação posteriormente, um estudo foi publicado recentemente na revista “Bone and Joint Open” para determinar essa taxa em crianças na Irlanda do Norte que tiveram falha do tratamento com suspensório de Pavlik. Além disso foi documentada a incidência de necrose avascular da cabeça femoral e necessidade de nova cirurgia. 

Foram incluídos na pesquisa 543 (467 meninas e 76 meninos) pacientes do banco de dados da Irlanda do Norte de diagnóstico de DDQ tratados inicialmente com suspensório de Pavlik entre janeiro de 2011 e dezembro de 2016. Sessenta e sete quadris de 54 pacientes (46 meninas e 8 meninos) não foram reduzidos com o tratamento inicial e tiveram que ser submetidos à redução fechada. 

A média de idade no início da utilização do suspensório nos pacientes que falharam foi de 64 dias de vida (2 a 170) e na data da redução fechada foi de 181 dias (118 a 362). A média de follow-up foi de 4,1 anos (1,6 a 7,4). Quarenta e seis quadris (69%) foram reduzidos com sucesso após tentativa fechada e 11 desses sofreram reluxação com uma média de 163 dias. Após isso, esses quadris foram submetidos a cirurgias abertas.

Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o tempo de uso do suspensório de Pavlik (menor nos tratamentos que falharam) e na classificação de Graf (maior taxa de Graf estágio 4 nos que falharam). Oito de 35 (23%) quadris que reduziram fechados e não reluxaram desenvolveram necrose avascular grau I. Seis dos 11 (55%) quadris que reluxaram e foram posteriormente operados abertos desenvolveram necrose avascular grau I e dois (18%) grau III. Dos 21 quadris que não reduziram fechados inicialmente, sete (33%) apresentaram necrose avascular grau I, um (5%) grau II, um (5%) grau III e um (5%) grau IV.

Leia também: Tratamento cirúrgico ou conservador para fraturas laterais da clavícula?

Conclusões

Portanto, a taxa de necrose avascular clinicamente importante (grau II ou acima) foi de 7% na coorte, 0% em quadris reduzidos com sucesso, 8% em quadris que reluxaram e 14% em quadris que inicialmente falharam na redução fechada. De acordo com os resultados observados, a recomendação de redução fechada sob anestesia em quadris que falharam no tratamento com suspensório de Pavlik  deve ser continuada.

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Arneill M, Cosgrove A, Robinson E. Should closed reduction of the dislocated hip be attempted after failed Pavlik harness treatment in developmental dysplasia of the hip? Bone Jt Open. 2021 Aug;2(8):584-588. doi: 10.1302/2633-1462.28.BJO-2021-0088.R1. PMID: 34351213; PMCID: PMC8384449. 

 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.