A reposição de progesterona pode melhorar o sono?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A progesterona micronizada é uma medicação comumente utilizada, sobretudo na terapia de reposição hormonal no climatério/menopausa. Sua associação ao estrógeno é utilizada com o intuito de promover proteção endometrial. Dados de estudos pré-clínicos demonstram que os metabólitos da progesterona poderiam melhorar o sono por meio de modulação alostérica do receptor de GABA (ácido gama aminobutírico) tipo A.

Leia também: Dia Mundial do Sono: conheça os transtornos do sono 

A reposição de progesterona pode melhorar o sono?

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Quem não gostaria de ter um sono melhor?

Considerando a importância desse tema nos dias atuais, foi publicada em 2021 uma revisão sistemática com metanálise no The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (JCEM), um dos principais periódicos em Endocrinologia, sobre o impacto da progesterona micronizada sobre desfechos relacionados ao sono1.

Métodos e resultados  

Os autores utilizaram as principais bases de dados (Medline, Embase, Cochrane, PsycInfo) para avaliar ensaios clínicos randomizados (RCTs) que estudaram o uso da progesterona micronizada, comparada ao placebo, e seu impacto no sono. Foram incluídos apenas estudos na língua inglesa, selecionados por dois revisores independentes. Ao final, foram incluídos dez estudos (um deles ainda não publicado), com um total de 577 participantes. Oito desses trabalhos envolviam mulheres pós-menopausa, um avaliou mulheres na perimenopausa, e outro avaliou o efeito em homens. A progesterona micronizada foi administrada via oral em nove dos estudos, na dose de 100 a 300 mg/dia; um deles utilizou a via nasal. O desfecho primário estabelecido foi a diferença média em parâmetros analisados por polissonografia (tempo total de sono, eficiência — o percentual de tempo em que o participante de fato dormiu — e latência para o início do sono).

Comparado ao placebo, a progesterona micronizada melhorou apenas o tempo de latência para o sono (tamanho de efeito: 7.1; IC 1.3 a 12.91), sem impacto no tempo total de sono (tamanho de efeito: 20.72; IC -0.16 a 41.59) ou eficiência do sono (efeito: 1.31; IC -2.09 a 4.7). Houve melhora subjetiva na qualidade do sono quando avaliada por questionários.

Saiba mais: Sono e Envelhecimento [parte 3]: abordagem dos distúrbios respiratórios de sono em idosos 

A metanálise apresentou heterogeneidade moderada (54%) no desfecho “tempo total de sono”. Isso significa que os estudos avaliados foram significativamente diferentes entre si. O mesmo não foi observado nos demais desfechos.

Na discussão, os autores destacam que no estudo que avaliou apenas homens, e também em outro que avaliou mulheres pós menopausa sem sintomas vasomotores, houve melhora do sono em parâmetros avaliados por polissonografia, não especificados nesta revisão. 

Vale ressaltar que a maioria dos estudos avaliados não excluiu mulheres com sintomas vasomotores. A melhora deste sintoma com uso da TRH pode ter um impacto direto na qualidade do sono, de modo que possa existir interação entre esses dois efeitos.

Na prática  

A progesterona parece de fato ter efeito benéfico no sono, sobretudo em mulheres na pós-menopausa (quase a totalidade da população analisada nesta metanálise). Porém, poucos estudos avaliaram a progesterona em monoterapia, o que pode trazer um viés. Os autores do estudo ressaltam que para se chegar a uma conclusão sobre a progesterona micronizada, utilizada de forma isolada, seria necessário avaliar a medicação em monoterapia.

De qualquer forma, é interessante pensar que a terapia de reposição hormonal (TRH), como um todo, pode se associar a melhora no sono, ainda que parte dos benefícios observados tenham sido em critérios subjetivos. O benefício da TRH no sono já foi demonstrado também por outra metanálise 2

Vale lembrar que os distúrbios do sono, por si só, não são uma indicação de uso da TRH. Porém, essa é mais uma variável a ser lembrada na avaliação dessas pacientes e pesada na hora da decisão clínica.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Nolan BJ, Liang B, Cheung AS. Efficacy of Micronized Progesterone for Sleep: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Controlled Trial Data. J Clin Endocrinol Metab. 2021 Mar 25;106(4):942-951. doi: 10.1210/clinem/dgaa873
  • Cintron D, Lipford M, Larrea-Mantilla L, Spencer-Bonilla G, Lloyd R, Gionfriddo MR, Gunjal S, Farrell AM, Miller VM, Murad MH. Efficacy of menopausal hormone therapy on sleep quality: systematic review and meta-analysis. Endocrine. 2017 Mar;55(3):702-711. doi: 10.1007/s12020-016-1072-9
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar