A Sistematização da Assistência de Enfermagem e a identidade profissional do enfermeiro

A resolução COFEN 358/2009 determina a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em todos os ambientes onde a enfermagem atua.

A resolução COFEN 358/2009 determina a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em todos os ambientes onde a enfermagem esteja presente. Apesar de amplamente difundida e valorizada na academia, a sua implementação não contempla todos os locais que prestam assistência de enfermagem.

Diante dessa dicotomia, cabe a pergunta: “qual a importância da SAE para a enfermagem?”

enfermeiros com pranchetas nas mãos aprendendo sobre sistematização da assistencia de enfermagem

Sistematização da Assistência de Enfermagem

A grande importância da SAE para a enfermagem é a construção, reconstrução e modificação da identidade profissional da enfermagem, possibilitando que toda a sociedade reconheça a importância social do profissional de enfermagem e dando-lhe o status social devido.

A identidade é um processo contínuo de significação do papel dos seus atores no meio ao qual pertencem. A formação da identidade é dinâmica, sofre influência da tradição e da cultura. Já a identidade profissional tem relação com as características em comum que os diversos profissionais vão apresentar e como desempenham o seu papel na sociedade.

A formação de identidade profissional, por tratar-se da formação de uma identidade coletiva, é importante que os diversos indivíduos que formam essa coletividade apresentem características em comum, saberes e práticas balizados pelos mesmos fundamentos e sentimento de pertencimento dos indivíduos. Nesse sentido, a SAE contribui para que toda a prática dos profissionais de enfermagem seja pautada no processo de enfermagem, valorizando o conhecimento científico e aumentando o sentimento de pertencimento de todos os componentes envolvidos na SAE.

Mais do autor: Dia Internacional de Enfermagem: boas memórias para guardarmos neste ano

Por tratar-se de um método científico de trabalho, cuja execução é contínua e o objetivo final é um resultado de manutenção da saúde e melhora de agravos, a SAE evidencia o método de trabalho e atribui o sucesso a todos os profissionais envolvidos na assistência, aumentando a visibilidade social, não de um indivíduo, mas de toda a equipe de enfermagem.

Inegável método científico de praticar a enfermagem, trazendo benefícios para os usuários do sistema de saúde, possibilitando o avanço técnico e científico da profissão, a SAE é fundamental para a consolidação social da autonomia e construção da identidade social e profissional do enfermeiro.

Amanhã teremos uma nova live! Não perca! Clique aqui para saber mais!

Referências bibliográficas:

  • Gutiérrez MGR, Morais SCRV. Sistematização da Assistência de Enfermagem e a formação da identidade profissional. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 ; 70( 2 ): 436-441.
  • Silva AR, Padilha MICS, Backes VMS, Carvalho JB. Identidade profissional da enfermagem brasileira. Esc Anna Nery 2018.
  • Fuly PSC, Leite JL, Lima SBS. Correntes de pensamento nacionais sobre rentes de pensamento nacionais sobre sistematização da assistência de enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2008
  • Pires DEP. Transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar. Rev Bras Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016]

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades