A sutura do tríceps à placa nas fraturas de olecrano reduz a chance de avulsão?

Há uma variedade de opções cirúrgicas para tratamento das fraturas de olecrano, incluindo fixação com banda de tensão ou placa.

Há uma variedade de opções cirúrgicas para tratamento das fraturas de olecrano, incluindo fixação com banda de tensão ou placa. O objetivo da fixação cirúrgica é obter redução anatômica, promover consolidação óssea e prover arco de movimento funcional precocemente. Ensaios clínicos randomizados recentes recomendam o tratamento com placas por demonstrarem menor taxa de complicações e desfechos clínicos funcionais superiores.

Entretanto, a utilização de placas na ulna proximal também não é isenta de complicações. Lesões por avulsão do tríceps são raras em indivíduos que não passaram por procedimentos cirúrgicos e vêm sendo observadas com maior frequência após tratamento das fraturas de olecrano com placa. Elas podem acontecer porque o vetor de força do tríceps é paralelo ao úmero e nas conformações tratadas com placas, esse vetor é resistido apenas pelo (s) parafuso (s) no fragmento proximal da fratura, o que pode ser insuficiente.

Leia também: Fraturas da diáfise do úmero: quão eficaz é o uso da órtese funcional?

A sutura do tríceps à placa nas fraturas de olecrano reduz a chance de avulsão

O estudo

É sugerido que uma sutura do tríceps pode diminuir a força de distração gerada, prevenindo a avulsão. Foi publicado esse mês no Journal of Orthopaedic Trauma um estudo que teve como hipótese que a sutura do tríceps diretamente à placa aumentaria a força mínima de tração necessária para falha ou geraria um mecanismo de falha diferente.

Foram preparados 20 cotovelos de 10 cadáveres frescos (6 mulheres e 4 homens) com média de idade de 81,1 anos e divididos nos grupos “controle” (A)  e “sutura do tríceps” (B). Em ambos os casos, foram criadas fraturas transversas de olecrano e tratadas por cirurgiões de membro superior experientes com placa. No grupo B, o tríceps foi suturado diretamente à placa com um FiberWire. Uma estrutura foi desenvolvida para realizar tração proximal ao tríceps e as peças foram observadas até a falha.

Saiba mais: Fixação de 1 ou 2 ossos do antebraço nas fraturas pediátricas diafisárias de rádio e ulna?

Todas as peças do grupo A falharam com uma avulsão total do tríceps com força média de 967,7 N. As peças do grupo B falharam com força média de 1.204,3 N, sendo que 4 foram avulsões parciais, 2 falharam com abertura da osteotomia em < 2 mm e 4 falharam com ruptura do tríceps. O mecanismo de falha foi diferente entre cada um dos grupos em todos os cadáveres. Um tendão triciptal intacto geralmente falha por volta de 1.700 N.

Conclusão

O estudo demonstrou que a sutura do tríceps à placa é uma maneira simples e efetiva de aumentar a força de fixação e mudar os potenciais mecanismos de falha. Além disso, é uma medida que não gera morbidade e aumenta pouco o tempo cirúrgico.

Referências bibliográficas:

  • Orbay J, Vernon L, Gibson K, Lacau G, Mercer D, Hoekzema N. Mitigation of Triceps Avulsion Fracture After Proximal Ulna Plate Fixation. J Orthop Trauma. 2022 Feb 1;36(2):e62-e66. doi: 10.1097/BOT.0000000000002189.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades