A vacina contra Covid-19 em gestantes pode levar a parto pré-termo ou baixo peso?

A vacina aplicada em gestantes poderia levar a parto pré-termo ou baixo peso para idade gestacional ao nascimento?

A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 gerou muita preocupação entre os obstetras devido ao aumento na mortalidade materna nesse período. Este fato fez com que fosse recomendado a vacinação das gestantes de forma prioritária. E agora, com quase dois anos de pandemia e um ano de vacinação da população, conseguimos responder algumas perguntas, baseando a resposta em estudos científicos.

Uma das perguntas que trago hoje para discussão é em relação aos desfechos obstétricos após a vacinação da gestante contra Covid-19. A vacina aplicada durante o período gestacional poderia levar a parto pré-termo ou baixo peso para idade gestacional ao nascimento?

Leia também: Desfechos maternos após síndrome respiratória aguda grave comparando gestantes vacinadas e não vacinadas

A vacina contra Covid-19 em gestantes pode levar a parto pré-termo ou baixo peso para IG ao nascimento

Análise recente

O órgão norte-americano responsável pela prevenção e controle de doenças (CDC) publicou um artigo, em janeiro de 2022, com o objetivo de responder essa questão levantada no parágrafo anterior. Através de um estudo de coorte retrospectivo, com mais de 40.000 gestantes participando, foi evidente para os autores que a vacinação contra Covid-19 durante a gravidez não está associada ao parto prematuro ou ao nascimento de bebês pequenos para a idade gestacional.

Mesmo quando estratificadas por trimestre de vacinação, ou número de vacinas e doses recebidas durante a gravidez, quando comparado com gestantes não vacinadas, não existem evidências dessa correlação de parto pré-termo e nascimento de bebês pequenos para a idade gestacional com a vacinação contra Covid-19. Lembrando que 98% das gestantes, desta pesquisa, foram vacinadas no 2o e 3o trimestre de gestação. E os autores chegaram ao seguinte resultado: não houve aumento no risco de parto prematura (HR 0,91 com IC 95% 0,82-1,01) nem de baixo peso ao nascimento (HR 0.95; 95% CI = 0.87–1.03), de modo que confirma a segurança da vacinação durante a gestação.

Mensagem final

Gestantes com Covid-19 têm risco aumentado de desenvolver a forma grave da síndrome respiratória e de resultados adversos ao nascimento, mas muitas gestantes permanecem relutantes em serem vacinadas. Além de muitos obstetras também serem relutantes em prescrever a vacinação por dúvidas em relação a segurança das vacinas em suas pacientes. Por este motivo, hoje trago evidências que mostram a segurança de orientar e prescrever a vacinação.

Esses dados trazidos pelos autores do artigo citado, apoiam a segurança da vacinação contra Covid-19 durante gravidez. Tanto a CDC quanto a FEBRASGO a recomendam para mulheres que estejam grávidas, recentemente grávidas, que estão tentando engravidar, ou que possam engravidar no futuro.

Saiba mais: Ocorre a imunização fetal após vacinar as gestantes contra Covid-19?

Referências bibliográficas:

  • Lipkind HS, Vazquez-Benitez G, DeSilva M, et al. Receipt of COVID-19 Vaccine During Pregnancy and Preterm or Small-for-Gestational-Age at Birth — Eight Integrated Health Care Organizations, United States, December 15, 2020–July 22, 2021. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2022;71:26–30. doi: 10.15585/mmwr.mm7101e1.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.