Covid-19

A vacina contra Covid-19 em gestantes pode levar a parto pré-termo ou baixo peso?

Tempo de leitura: 2 min.

A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 gerou muita preocupação entre os obstetras devido ao aumento na mortalidade materna nesse período. Este fato fez com que fosse recomendado a vacinação das gestantes de forma prioritária. E agora, com quase dois anos de pandemia e um ano de vacinação da população, conseguimos responder algumas perguntas, baseando a resposta em estudos científicos.

Uma das perguntas que trago hoje para discussão é em relação aos desfechos obstétricos após a vacinação da gestante contra Covid-19. A vacina aplicada durante o período gestacional poderia levar a parto pré-termo ou baixo peso para idade gestacional ao nascimento?

Leia também: Desfechos maternos após síndrome respiratória aguda grave comparando gestantes vacinadas e não vacinadas

Análise recente

O órgão norte-americano responsável pela prevenção e controle de doenças (CDC) publicou um artigo, em janeiro de 2022, com o objetivo de responder essa questão levantada no parágrafo anterior. Através de um estudo de coorte retrospectivo, com mais de 40.000 gestantes participando, foi evidente para os autores que a vacinação contra Covid-19 durante a gravidez não está associada ao parto prematuro ou ao nascimento de bebês pequenos para a idade gestacional.

Mesmo quando estratificadas por trimestre de vacinação, ou número de vacinas e doses recebidas durante a gravidez, quando comparado com gestantes não vacinadas, não existem evidências dessa correlação de parto pré-termo e nascimento de bebês pequenos para a idade gestacional com a vacinação contra Covid-19. Lembrando que 98% das gestantes, desta pesquisa, foram vacinadas no 2o e 3o trimestre de gestação. E os autores chegaram ao seguinte resultado: não houve aumento no risco de parto prematura (HR 0,91 com IC 95% 0,82-1,01) nem de baixo peso ao nascimento (HR 0.95; 95% CI = 0.87–1.03), de modo que confirma a segurança da vacinação durante a gestação.

Mensagem final

Gestantes com Covid-19 têm risco aumentado de desenvolver a forma grave da síndrome respiratória e de resultados adversos ao nascimento, mas muitas gestantes permanecem relutantes em serem vacinadas. Além de muitos obstetras também serem relutantes em prescrever a vacinação por dúvidas em relação a segurança das vacinas em suas pacientes. Por este motivo, hoje trago evidências que mostram a segurança de orientar e prescrever a vacinação.

Esses dados trazidos pelos autores do artigo citado, apoiam a segurança da vacinação contra Covid-19 durante gravidez. Tanto a CDC quanto a FEBRASGO a recomendam para mulheres que estejam grávidas, recentemente grávidas, que estão tentando engravidar, ou que possam engravidar no futuro.

Saiba mais: Ocorre a imunização fetal após vacinar as gestantes contra Covid-19?

Referências bibliográficas:

  • Lipkind HS, Vazquez-Benitez G, DeSilva M, et al. Receipt of COVID-19 Vaccine During Pregnancy and Preterm or Small-for-Gestational-Age at Birth — Eight Integrated Health Care Organizations, United States, December 15, 2020–July 22, 2021. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2022;71:26–30. doi: 10.15585/mmwr.mm7101e1.
Compartilhar
Publicado por
Letícia Suzano Lelis Bellusci

Posts recentes

Consequências maternas e fetais no uso abusivo de álcool e drogas

O dia 26 de junho é o Dia Nacional de Combate às Drogas. Confira neste…

1 hora atrás

Caso clínico: Paciente com exacerbação de asma [vídeo]

Nesse episódio, o dr. Vinicius Zofoli, editor do Portal PEBMED, discute um caso grave de…

3 horas atrás

Diabetes Mellitus tipo 1 na criança: cuidados e pontos de atenção para a família

No dia 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes. O Nursebook trouxe algumas…

6 horas atrás

Implante hormonal: para quais condições é indicado?

O implante hormonal é uma opção de reposição de hormônios que trata muitas comorbidades ginecológicas,…

1 dia atrás

Cosméticos: 11 novos produtos chegaram esta semana no Whitebook

Cosméticos, em Produtos Farmacêuticos, tem o objetivo de categorizar produtos do segmento. Confira quais chegaram…

2 dias atrás

O que eu devo saber sobre anemia falciforme? [podcast]

Neste episódio, Felipe Mesquita, hematologista e conteudista do Portal PEBMED, traz importantes pontos sobre a…

2 dias atrás