A vacinação contra Covid-19 pode alterar o ciclo menstrual?

Um artigo publicado em uma revista especializada respondeu: Seria a vacinação contra Covid-19 um fator para alterar o ciclo menstrual?

Incertezas em relação à vacinação pode levar a população a insegurança e medo, de modo a não aderir a campanha de vacinação. Por este motivo, é necessário sabermos responder com propriedade a maioria das dúvidas das pacientes. Diversas pacientes queixaram-se de alteração do ciclo menstrual após a infecção pelo SARS-CoV-2. Desta forma, seria a vacinação contra Covid-19 também um fator para alterar o ciclo menstrual?

ciclo menstrual

Estudo

Com objetivo de responder essa pergunta trago um artigo para discussão, publicado em janeiro de 2022 na revista OBSTETRICS & GYNECOLOGY. Os pesquisadores analisaram os dados do ciclo menstrual de 3.959 mulheres, rastreados prospectivamente utilizando o aplicativo “Natural Ciclos”. Incluíram residentes dos EUA com idade entre 18 e 45 anos, com ciclos de duração normal (24-38 dias) por três ciclos consecutivos antes da primeira dose de vacina seguida por ciclos de dose de vacina (ciclos 4-6) ou, se não vacinado, seis ciclos em um período de tempo semelhante. Foi calculado a mudança intra-individual média no ciclo e a duração da menstruação (três ciclos de pré-vacina vs ciclos de primeira e segunda dose na coorte vacinada, e os primeiros três ciclos vs ciclos quatro e cinco no coorte não vacinado).

Saiba mais: Anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 podem estar presentes no leite humano até 6 meses após a vacinação

Considerações

A maioria das mulheres vacinadas receberam a vacina Pfizer-BioNTech (55%). A vacina contra Covid-19 foi associada a menos de um dia de mudança na duração do ciclo para ambos os ciclos de dose de vacina em comparação com os ciclos de pré-vacina. Nos modelos ajustados, a diferença na mudança na duração do ciclo entre os vacinados e coortes não vacinadas foi inferior a um dia para ambas as doses.

Portanto, a mudança na duração da menstruação não foi associada com a vacinação. Sendo segura a vacinação para a população na menacme que está tentando engravidar, ou fazendo tratamento de infertilidade.

Referências bibliográficas:

  •  Edelman, Alison MD, MPH; Boniface, Emily R. MPH; Benhar, Eleonora PhD; Han, Leo MD, MPH; Matteson, Kristen A. MD, MPH; Favaro, Carlotta PhD; Pearson, Jack T. PhD; Darney, Blair G. PhD, MPH Association Between Menstrual Cycle Length and Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Vaccination, Obstetrics & Gynecology: January 5, 2022 – Volume – Issue – doi: 10.1097/AOG.0000000000004695. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.