Ginecologia e Obstetrícia

A vacinação contra Covid-19 pode alterar o ciclo menstrual?

Tempo de leitura: 2 min.

Incertezas em relação à vacinação pode levar a população a insegurança e medo, de modo a não aderir a campanha de vacinação. Por este motivo, é necessário sabermos responder com propriedade a maioria das dúvidas das pacientes. Diversas pacientes queixaram-se de alteração do ciclo menstrual após a infecção pelo SARS-CoV-2. Desta forma, seria a vacinação contra Covid-19 também um fator para alterar o ciclo menstrual?

Estudo

Com objetivo de responder essa pergunta trago um artigo para discussão, publicado em janeiro de 2022 na revista OBSTETRICS & GYNECOLOGY. Os pesquisadores analisaram os dados do ciclo menstrual de 3.959 mulheres, rastreados prospectivamente utilizando o aplicativo “Natural Ciclos”. Incluíram residentes dos EUA com idade entre 18 e 45 anos, com ciclos de duração normal (24-38 dias) por três ciclos consecutivos antes da primeira dose de vacina seguida por ciclos de dose de vacina (ciclos 4-6) ou, se não vacinado, seis ciclos em um período de tempo semelhante. Foi calculado a mudança intra-individual média no ciclo e a duração da menstruação (três ciclos de pré-vacina vs ciclos de primeira e segunda dose na coorte vacinada, e os primeiros três ciclos vs ciclos quatro e cinco no coorte não vacinado).

Saiba mais: Anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 podem estar presentes no leite humano até 6 meses após a vacinação

Considerações

A maioria das mulheres vacinadas receberam a vacina Pfizer-BioNTech (55%). A vacina contra Covid-19 foi associada a menos de um dia de mudança na duração do ciclo para ambos os ciclos de dose de vacina em comparação com os ciclos de pré-vacina. Nos modelos ajustados, a diferença na mudança na duração do ciclo entre os vacinados e coortes não vacinadas foi inferior a um dia para ambas as doses.

Portanto, a mudança na duração da menstruação não foi associada com a vacinação. Sendo segura a vacinação para a população na menacme que está tentando engravidar, ou fazendo tratamento de infertilidade.

Referências bibliográficas:

  •  Edelman, Alison MD, MPH; Boniface, Emily R. MPH; Benhar, Eleonora PhD; Han, Leo MD, MPH; Matteson, Kristen A. MD, MPH; Favaro, Carlotta PhD; Pearson, Jack T. PhD; Darney, Blair G. PhD, MPH Association Between Menstrual Cycle Length and Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Vaccination, Obstetrics & Gynecology: January 5, 2022 – Volume – Issue – doi: 10.1097/AOG.0000000000004695. 
Compartilhar
Publicado por
Letícia Suzano Lelis Bellusci

Posts recentes

Diazepam intrarretal após cirurgias de reconstrução pélvica

Foi publicado um estudo com a finalidade então de avaliar o uso de diazepam supositórios…

17 horas atrás

Governo Federal sanciona lei que cria bula digital e muda sistema de rastrear medicamentos

O Governo Federal sancionou a lei que obriga todo medicamento comercializado no Brasil a ter…

2 dias atrás

Modelo de reconhecimento de caligrafia para detectar doença de Parkinson é desenvolvido por adolescentes americanos

Foi publicado um estudo sobre o aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos…

3 dias atrás

Highlights do ATS 2022 [podcast]

Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e…

3 dias atrás

PEBMED e ILAS: terapia antimicrobiana na sepse [podcast]

Neste episódio, saiba mais sobre a terapia antimicrobiana na sepse. Confira!

3 dias atrás

Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Convidamos a Enfermeira Mestre Fernanda Pautasso para bater um papo super interessante sobre enfermeiro navegador.

3 dias atrás