AAP 2021: avaliação de sepse tardia e terapia empírica em prematuros extremos

O objetivo de um estudo apresentado na AAP 2021 foi definir a frequência da sepse tardia em recém-nascidos ≤ 28 semanas e caracterizar a terapia empírica.

Nas últimas duas décadas, houve uma diminuição da sepse tardia em prematuros nos países de primeiro mundo. Porém, essa ainda continua a ser uma causa substancial de morbidade e mortalidade, especialmente entre recém-nascidos com idade gestacional extremamente baixa (≤ 28 semanas) (IGEB). O diagnóstico suspeito e o tratamento empírico estão associados à redução da mortalidade.

O objetivo de um estudo da Duke University apresentando na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, foi de definir a frequência atual da sepse tardia em recém-nascidos ≤ 28 semanas e caracterizar a terapia empírica.

bebê prematuro em UTI devido a sepse tardia

Sepse tardia em prematuros

Métodos: estudo de coorte de recém-nascidos de IGEB que receberam alta de mais de 400 unidades de terapia intensiva neonatal do Pediatrix Medical Group de 2009 a 2018, excluindo bebês com anomalias congênitas, alta ou falecida antes do segundo dia de vida ou admitidos após o segundo dia de vida.

A avaliação de sepse de início tardio foi definida como hemocultura obtida após o segundo dia de idade pós natal, ≥1 dia após uma cultura negativa e ≥10 dias de uma cultura positiva. Avaliamos a porcentagem de bebês que iniciaram o uso de antimicrobianos empíricos no momento da avaliação. Estatísticas descritivas e comparativas foram calculadas para cada objetivo.

Resultados

De 47.187 bebês incluídos, 31.457 (67%) tiveram mais que 1 avaliação de sepse tardia e 6720 (21%) tiveram mais que um episódio de sepse de início tardio. A porcentagem de lactentes avaliados e positivos para a sepse foi maior no início da idade gestacional. A variação do número médio de avaliações por bebê por centro variou de 1,3 a 3,9, com variação de porcentagem positiva de 0% a 24%. O maior número de avaliações de sepse ocorreu no sétimo dia de vida. Um máximo de 16% de positividade ocorreu no décimo dia de vida e diminuiu com o aumento da idade pós-natal.

Em comparação com as avaliações negativas, as avaliações positivas foram mais prováveis ​​de ocorrer com bebês em uso de inotrópico (15% vs 9%) e ventilação mecânica invasiva (66% vs 51%). Uma porcentagem maior de bebês com avaliações positivas iniciaram com antimicrobianos empíricos em comparação com bebês com culturas negativas (95% vs 73%). Da mesma forma, mais uso empírico de antifúngicos ocorreu nas avaliações positivas (27% vs 19%).

As escolhas de antimicrobianos empíricos mais prevalentes foram: vancomicina (51%), gentamicina (48%), fluconazol (18%) e ampicilina (14%).

Conclusão

Entre os prematuros de idade gestacional extremamente baixa, a idade gestacional mais precoce e a idade pós-natal estiveram associadas à avaliação do tempo de permanência prolongada e culturas positivas. A maioria dos bebês submetidos à avaliação para sepse tardia iniciou tratamento com antibióticos empíricos.

Estudos adicionais são necessários para avaliar a eficácia e utilidade das práticas atuais para avaliação de tempo de permanência e tratamento empírico.

Mais do AAP Experience 2021:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.