Pediatria

AAP 2021: intubações complicadas estão associadas à displasia broncopulmonar em recém-nascidos de muito baixo peso?

Tempo de leitura: 3 min.

As intubações neonatais, principalmente em recém-nascidos prematuros de muito baixo peso, costumam ser frequentes, e não isentas de complicações, como dessaturação grave < 60%. Vários estudos analisaram estratégias para reduzir complicações, mas nenhum estudo aprofundado na associação de intubações complicadas com resultados adversos de longo prazo na população neonatal. 

Um estudo apresentado pela Dra. Linnea Fischer na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, teve o objetivo de avaliar a associação entre dessaturação <60% (dessaturação grave) durante a intubação e o número total de tentativas de intubação na primeira semana de vida em recém-nascidos de muito baixo peso (MBP) com resultados adversos a longo prazo, incluindo displasia broncopulmonar (DBP) e hemorragia periventricular ou intraventricular grau 3 ou 4 (HPIV grave).

Métodos

Uma revisão retrospectiva de prontuários foi realizada em 146 bebês com menos de 1.500 gramas (MBP) que foram intubados na UTI neonatal do Rainbow Babies and Children’s Hospital durante a primeira semana de vida entre janeiro de 2017 e julho de 2020. Tabelas descritivas foram geradas para dois desfechos, incluindo DBP e HPIV.

Resultados

Pacientes com DBP e HPIV apresentaram menor idade gestacional, e pacientes com DBP também apresentaram menor peso ao nascer. Pacientes que desenvolveram DBP tiveram um maior número de tentativas de intubação na primeira semana de vida (4 vs. 3). As chances de desenvolver DBP foram maiores para pacientes com um número cumulativo aumentado de tentativas de intubação na primeira semana de vida (OR = 1,29, IC 1,03-1,62). Análises revelaram que um maior número de tentativas de intubação na primeira semana de vida foi associado a maiores chances de desenvolver DBP (OR = 2,20, IC 1,04-4,82). Neste modelo, dessaturação < 60% em qualquer intubação na primeira semana de vida também foi associada com aumento da probabilidade de DBP (OR = 2,35, IC 1,02-5,63). Ao incluir tentativas de intubação, a dessaturação <60% durante a intubação na primeira semana de vida foi associada com maior chance de desenvolver DBP (OR = 2,35, IC 1,02-5,63.

Conclusão

As chances de desenvolver DBP em recém-nascidos de MBP são maiores se houver mais tentativas de intubação durante a primeira semana de vida. Existe uma possível associação entre dessaturação severa e DBP, porém estudos adicionais são necessários para avaliar esta relação, pois ela só foi detectada em análises causadas por esse efeito. Mais pesquisas são necessárias para determinar os mecanismos da relação entre intubações complicadas e o desenvolvimento de DBP.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Compartilhar
Publicado por
Larissa Pires Marquite da Silva

Posts recentes

Blog do Nurse: Bloco de Enfermagem Cirúrgica ganha atualização!

Nursebook recebeu atualizações no Bloco de Enfermagem Cirúrgica entre outras. Confira a lista completa!

12 horas atrás

Anemia megaloblástica na gestação – Parte 2

Segunda parte do artigo sobre anemia megaloblástica, a segunda principal causa de anemia durante a…

15 horas atrás

10 mitos relacionados ao diagnóstico e tratamento das infecções do trato urinário – Parte I

Confira 10 mitos relacionados ao diagnóstico e tratamento das infecções do trato urinário e os…

17 horas atrás

Glicocorticoide em pacientes com angiopatia amiloide cerebral

Embora a terapia com glicocorticoides seja mais frequentemente usada nesse cenário, tratamentos imunossupressores também têm…

18 horas atrás

Vírus respiratórios: quais são eles?

É extremamente importante estar atento a outras possibilidades de vírus respiratórios que não o SARS-CoV-2,…

18 horas atrás

Microbioma pulmonar: a importância da flora bacteriana nos pulmões

Estudos recentes mostram que o microbioma pulmonar pode ser mais semelhante ao microbioma gástrico quando…

19 horas atrás