AAP 2021: progressão lenta vs rápida da dieta em prematuros com baixo peso ao nascer

Bebês prematuros e com baixo peso ao nascer apresentam risco aumentado de enterocolite necrosante e intolerância alimentar.

Bebês prematuros e com baixo peso ao nascer apresentam risco aumentado de enterocolite necrosante e intolerância alimentar. O avanço lento da alimentação enteral pode prevenir a enterocolite necrosante, mas também pode aumentar o risco de infecções e doenças hepáticas secundárias à nutrição parenteral prolongada.

Um interessantíssimo estudo apresentado na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, demonstrou que a taxa ideal de avanço da alimentação permanece obscura na prática clínica.

bebê prematuro com baixo peso ao nascer

Dieta em prematuros com baixo peso

Métodos: pesquisa de dados no Medline, Scopus, Web of Science, CINAHL e Index Medicus, com o intuito de identificar ensaios clínicos randomizados que compararam os efeitos das taxas de avanço lento versus rápido na mortalidade, morbidade, crescimento e resultados de neurodesenvolvimento.

Foram extraídos sistematicamente os dados de estudos elegíveis e agrupados os riscos relativos ou diferenças médias comparando o avanço da alimentação lenta versus rápida usando meta-análise de efeitos aleatórios. Avaliaram a qualidade de cada estudo usando a ferramenta Risk of Bias 2 da Cochrane e resumiram a qualidade geral das evidências usando o método de Classificação de Recomendações, Avaliação, Desenvolvimento e Avaliações (GRADE).

Resultados

Foram identificados 3.174 estudos na busca e 12 que eram elegíveis para inclusão. O avanço lento da alimentação não afetou o risco de mortalidade, risco de enterocolite necrosante, risco de intolerância alimentar, risco de sepse ou risco de apneia. Bebês em grupos de avanço lento de alimentação levaram 2 dias adicionais para recuperar o peso corporal ao nascer e passar 2 dias adicionais no hospital em comparação com aqueles em grupos de avanço de alimentação rápida.

A análise de subgrupo encontrou resultados semelhantes entre bebês com peso ao nascer inferior a 1000g. Além disso, o efeito do avanço lento da alimentação na mortalidade, enterocolite necrosante, sepse e intolerância à alimentação não diferiu do volume absoluto do avanço da dieta.

Leia também: Estratégia de transfusão restritiva vs. liberal: recomendações para RN com extremo baixo peso ao nascer

Conclusões

Recém-nascidos prematuros e com baixo peso ao nascer alimentados lentamente recuperaram o peso corporal ao nascer tardiamente e tiveram maior tempo de internação sem reduzir os riscos de mortalidade e morbidade, em comparação com bebês alimentados mais rapidamente.

Concluindo, o avanço rápido da dieta enteral deve ser adotado com cautela entre bebês prematuros e de baixo peso ao nascer clinicamente estáveis.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.