AAP alerta sobre uso de adoçantes artificiais por crianças

Segundo a entidade, adoçantes artificiais ou não nutritivos estão sendo consumidos por, pelo menos, uma em cada quatro crianças.

A American Academy of Pediatrics (AAP) deu uma declaração sobre o uso de adoçantes artificiais por crianças. Segundo a entidade, adoçantes não nutritivos ou artificiais estão sendo consumidos por, pelo menos, uma em cada quatro crianças.

A declaração recomenda que a quantidade desses adoçantes seja listada nos rótulos dos produtos para que as famílias e os pesquisadores possam entender melhor a quantidade que as crianças estão consumindo, os possíveis efeitos para a saúde infantil e como afetam o peso, preferências de sabor, risco de diabetes e segurança a longo prazo.

Os adoçantes aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) são: sacarina, aspartame, sucralose, neotame, acessulfame-potássio e advantame. A estévia e o luo han guo (fruto do monge) são aprovados sob a designação geralmente reconhecido como seguro. Esses produtos são 180 a 20 mil vezes mais doces que o açúcar.

A AAP recomenda que os fabricantes de alimentos e bebidas informem o conteúdo do adoçante nos rótulos das embalagens, ao invés de apenas listá-los entre os ingredientes, uma vez que agora eles são tão amplamente disponíveis e consumidos pela população.

Pesquisas anteriores já mostraram que muitos pais não sabem o que os seus filhos estão consumindo. Apenas 23% dos pais sabem identificar corretamente os produtos que contém adoçantes não nutritivos e 53% disseram que procuram itens com rótulo “açúcar reduzido”, mas a maioria não reconheceu que o sabor doce estava sendo fornecido por um adoçante artificial.

“Tudo em excesso é prejudicial. O açúcar não pode ser o alimento básico em todas as refeições e em praticamente todos os alimentos. Deve ser consumido com moderação. A obesidade é uma epidemia que atinge inúmeras crianças americanas e as infinitas ofertas de alimentos “sugar free” parecem ser a solução para muitos pais e cuidadores”, analisa a pediatra Roberta Esteves Vieira de Castro, editora médica do Portal de Notícias da PEBMED.

Leia também: Ministério da Saúde anuncia acordo para redução de açúcar nos produtos

A pediatra lembra que não existem estudos que falem sobre o benefício de adoçantes e os seus efeitos em longo prazo na população pediátrica, sendo que um dos fatores que contribui para essa escassez é o fato de não se conseguir mensurar o quanto de adoçantes as crianças consomem.

“Daí a preocupação da Academia Americana de Pediatria. Colocar as quantidades e o tipo de adoçante que está contido em determinado alimento “sugar free” permite que os responsáveis saibam o que as crianças estão realmente comendo”, ressalta Roberta de Castro.

adoçante artificial refinado em cima da mesa

Quais os adoçantes mais recomendados para as crianças?

De acordo com a nutricionista do Espaço Stella Torreão, Luciana Sarmento, pós-graduada em Nutrição Clínica e Funcional, se a criança precisar fazer uso de adoçantes artificiais por alguma situação específica de saúde o mais indicado é o stévia. Lembrando que o ideal é não utilizar nem açúcar nem adoçante e, sim, acostumar a criança com o sabor original do alimento.

“Minhas sugestões para a substituição são: stévia, xylitol e erytritol. Mesmo possuindo baixo índice glicêmico, estudos têm mostrado que eles podem aumentar a resistência à insulina, através de seu efeito sobre a flora intestinal, com exposição crônica. Assim, a insulinemia pós-prandial aumenta, mesmo que a insulina de jejum ou imediatamente pós-adoçante continue normal”, explica a nutricionista.

Para cada adoçante, o FDA estabelece uma ingestão diária aceitável, em mg por kg de peso corporal, que é a quantidade de adoçante considerada segura para consumir todos os dias por toda a vida da pessoa.

Para Luciana Sarmento, é preciso recomendar aos pais para não oferecer açúcar adicionado de nenhum tipo (refinado, cristal, mascavo, mel, melado, rapadura, etc.) durante os dois primeiros anos de vida da criança. “Sabe-se que os açúcares adicionados têm efeitos prejudiciais, incluindo uma associação entre ingestão de açúcar e distúrbios metabólicos como obesidade, dislipidemias, aumento da pressão arterial, diabetes mellitus. Alguns tipos de câncer também podem estar associados ao excesso do uso de açúcar, assim como distúrbios cognitivos e cáries”, destaca a especialista em nutrição, que enfatiza que não está claro ainda se existem efeitos a longo prazo sobre a saúde desses produtos em crianças.

“A Associação Americana de Pediatria está defendendo mais pesquisas e lembra aos pais que o uso de adoçante sozinho, sem outras mudanças na dieta e no estilo de vida, provavelmente não levará a uma perda de peso significativa”, conclui Luciana Sarmento.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags