AAS: maior risco de sangramento grave em idosos

Os resultados de um estudo de 10 anos indica que os indivíduos com 75 anos ou mais que tomam aspirina (AAS) diariamente enfrentam um risco elevado de sangramento grave ou fatal.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Os resultados de um estudo de 10 anos, publicado esse mês no The Lancet, indica que os indivíduos com 75 anos ou mais que tomam aspirina (AAS) diariamente enfrentam um risco elevado de sangramento grave ou fatal.

Segundo dados do estudo, de 40 a 60% de pessoas na Europa e nos Estados Unidos com mais de 75 anos tomam aspirina todos os dias para evitar ataques cardíacos. Para o presente ensaio, foram avaliados 3.166 indivíduos (metade com idade superior a 75 anos), que sofreram infarto ou AVC e estavam tomando AAS.

Os achados mostraram que a taxa anual de sangramentos graves ou fatais foi inferior a 0,5% em menores de 65 anos, aumentando para 1,5% em idosos com idades entre 75 e 84 anos e 2,5% naqueles com mais de 85 anos.

Para os autores do estudo, esses resultados não significam que os pacientes idosos devem interromper a AAS, mas sim aliar ao uso de inibidores da bomba de próton, como omeprazol, que podem reduzir o risco de sangramento gastrointestinal superior em até 90%.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades