Mialgia e febre: veja o passo a passo de como tratar esse paciente

Hoje, dengue, zika, chikungunya e até o renascimento da febre amarela desafiam o médico! Saiba como fazer a abordagem do paciente com febre e mialgia.

No ensino médico, sempre aprendemos que um paciente com mialgia e febre, na ausência de outros sintomas, “deve ser virose” e, como tal, não haveria tratamento específico e o paciente melhoraria espontaneamente. Infelizmente, os últimos dez anos vieram mudar essa prática. Hoje, dengue, zika, chikungunya e até o renascimento da febre amarela desafiam o médico no cenário de emergência!

O ponto comum dessas arboviroses é a transmissão, em área urbana, pelo mosquito Aedes aegypti. Desse modo, tendem a ser mais comuns no verão, quando o calor e a alta umidade favorecem a proliferação do mosquito. Em todas, a fase inicial da doença (< 5 dias) lembra uma virose comum: febre, mialgias, prostração, mal estar. Rash é muito comum, especialmente com Zika.

Principais sintomas

Há poucas pistas nesta fase para separar qual é qual (veja a Tabela 1, da Fiocruz, com dicas sobre elas). Mas o mais importante vem a seguir: é na segunda fase da doença que as complicações e os riscos aparecem.

Tabela adaptada do site da Fiocruz

Na primeira fase, esteja atento a três dicas principais:

  1. Gravidez: o problema maior é Zika, pelo risco de malformações. Será necessário coletar material (sangue) para tentar identificar o vírus e acompanhar o desenvolvimento do feto.
  2. Comorbidades: a presença de obesidade importante, DPOC, asma, cardiopatia, entre outros, aumenta o risco de formas graves da doença, em especial a dengue. Esses pacientes deverão ser reavaliados em intervalos menores de tempo.
  3. História epidemiológica: a bola da vez é Minas Gerais e febre amarela. Colete sangue para pesquisa viral e sorologia e reavalie o paciente em curto espaço de tempo (48-72h). O objetivo é identificar precocemente quem evoluirá com formas graves da doença – icterícia e hemorragia.

LEIA TAMBÉM: ‘Novo calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde’

Formas graves

Para os pacientes que se apresentarem com sintomas > 5 dias, a dica é rastrear formas graves. Avalie hemodinâmica/perfusão, derrame articular, neurológico (encefalite/meningite), função hepática e coagulação.

Colete exames complementares para te ajudar mesmo que não haja ainda icterícia ou sangramento ativo. Se for grupo de maior risco (idoso e/ou comorbidades) ou qualquer indício de forma grave, mantenha o paciente internado para monitorização.

Dengue – Dor abdominal, vômitos, hepatomegalia

– Hipotermia

– Trombocitopenia, aumento hematócrito, hemorragias

– Alteração da consciência: irritabilidade ou sonolência

– Sinais de choque: hipotensão, taquicardia, oligúria

– Desconforto respiratório

Chikungunya – Artrite

– Meningoencefalite

– Guillain-Barré

– Uveíte

– Surdez

– Choque por aumento de permeabilidade capilar semelhante à dengue

Zika – Gravidez

– Guillain-Barré

Febre Amarela – Hepatite aguda, por vezes fulminante

– Insuficiência renal aguda

– Hemorragias / discrasias

– Miopericardite

– Encefalite

O diagnóstico se baseia na detecção do vírus na primeira semana e depois na sorologia.

Dengue RT-PCR ou NS1: sangue
Sorologia IgM e IgG (ELISA ou hemaglutinação)
Chikungunya RT-PCR
Sorologia IgM e IgG (ELISA ou fluorescência)
Zika RT-PCR: sangue ou urina
Sorologia IgM (ELISA) e PRNT (plaque reduction neutralization test)
Febre Amarela PCR
Sorologia IgM (ELISA)

A Fiocruz recentemente lançou o Kit NAT, o mesmo usado pelo CDC (EUA), para RT-PCR simultâneo de Dengue, Zika e Chikungunya.

A peça chave do tratamento será a hidratação. Não há agentes antivirais para arboviroses. No caso da artrite por Chikungunya, há espaço para corticoide local e sistêmico.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.