Leia mais:
Leia mais:
Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19
Complicações neurológicas da Covid-19

Aborto espontâneo após vacinação Covid-19 de gestantes: o que sabemos até agora?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em agosto de 2021, o American College of Obstetricians and Gynecologysts (ACOG), e o Centers for Disease Control and Prevention, e a Society for Maternal-Fetal Medicine recomendaram fortemente que todas as gestantes passassem pela vacinação contra Covid-19. Conduta baseada nos estudos observacionais até o momento, bem como nas opiniões de especialista.

Leia também: Avaliação da vacinação anti-Covid-19 em massa com vírus inativo

Aborto espontâneo após vacinação Covid-19 de gestantes: o que sabemos até agora?

Seguindo a tendência

Ontem, o JAMA publicou um novo robusto estudo corroborando com a tendência da vacinação das gestantes. O trabalho trouxe mais dados de que receber uma vacina Covid-19 no início da gravidez parece não estar associado a um risco aumentado de aborto espontâneo. O estudo desenvolvido em Minneapolis, nos Estados Unidos, pelo HealthPartners Institute, avaliou a proporção de mulheres que receberam a vacina e tiveram gravidez contínua em comparação com aquelas que vivenciaram um aborto espontâneo. 

Os pesquisadores analisaram 105.446 gestações únicas ao longo de sete períodos de vigilância de 4 semanas entre dezembro de 2020 e junho de 2021. Gestações em curso entre 6 e 19 semanas de gestação foram avaliadas por 4 semanas: houve 13.160 abortos espontâneos e 92.286 gestações em curso.

Em média, uma vacina Covid-19 foi recebida 28 dias antes da avaliação, entre 8,0% dos períodos de vigilância da gravidez em curso e 8,6% dos abortos espontâneos.

Saiba mais: Vacinação contra Covid-19 e terceira dose

Entre as mulheres cujas gestações foram acompanhadas, 7,8% receberam pelo menos uma dose da vacina Pfizer contra Covid-19, 6% receberam pelo menos uma dose da vacina da Moderna contra Covid-19 e 0,5% receberam a vacina da Janssen.

Dados tranquilizadores

As novas descobertas fornecem evidências tranquilizadoras sobre a segurança das vacinas anti-Covid-19, particularmente vacinas de mRNA, durante a gravidez. 

Seguimos aguardando mais estudos relacionando as vacinas disponíveis no Brasil a risco de abortamento, malformações e outras repercussões gestacionais. 

Autor(a):

Referencias bibliográficas: 

  • Kharbanda EO, Haapala J, DeSilva M, et al. Spontaneous Abortion Following COVID-19 Vaccination During Pregnancy. JAMA. Published online September 08, 2021. doi:10.1001/jama.2021.15494.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar