Abramed alerta para ameaça de desabastecimento de insumos para testes de Covid-19

A Abramed orientou sobre a utilização criteriosa de testes para evitar risco de redução de oferta de exames para detecção da Covid-19.

Através da publicação de uma nota técnica nesta quarta-feira (12/1), o Comitê de Análises Clínicas da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) orientou sobre a utilização criteriosa de testes para evitar risco de redução de oferta de exames para detecção da Covid-19.

Saiba mais: Covid-19: o que são e o que falta para termos autotestes disponíveis?

testes de covid-19

Alerta

O alerta vem no momento em que a alta transmissibilidade da nova variante Ômicron causou aumento exponencial de casos no Brasil, sobrecarregando o setor de medicina diagnóstica brasileira e revelando a preocupação da Abramed com a possibilidade da falta de insumos necessários para a realização de exames, tanto de PCR como de antígeno. 

“Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil. Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, pois os estoques são variados dependendo do laboratório e da região, mas há um risco real de desabastecimento”, alertou o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik. 

Pacientes assintomáticos e com sintomas leves não devem ser testadas no momento, orienta Abramed 

O executivo complementou que o ideal seria seguir testando todas as pessoas que se expôs de alguma forma, porém, com o cenário que se abre no país a curto prazo, a recomendação é que sejam submetidos a testes apenas os pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no  grupo de risco, gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde, e colaboradores de serviços essenciais. 

A orientação é que a testagem de pessoas assintomáticas e com sintomas leves seja interrompida temporariamente e que estas devem permanecer em isolamento até que o cenário seja normalizado, deixando a possibilidade de teste para os pacientes mais críticos. 

Com o risco real de desabastecimento, a associação de laboratórios recomenda aos laboratórios associados a priorização de pacientes para efetuarem os testes, segundo uma escala de gravidade a seguir: 

  • Pacientes que tenham maior gravidade de sintomas;
  • Pacientes hospitalizados e cirúrgicos;
  • Pessoas no grupo de risco;
  • Gestantes;
  • Trabalhadores assistenciais da área da saúde;
  • Colaboradores de serviços essenciais 

Segundo a nota técnica, outras entidades do setor de saúde também serão contatadas pela Abramed, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  Agência Nacional de Saúde Suplementar  (ANS),  Ministério da Saúde,  Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Associação Médica Brasileira (AMB), e outras entidades congêneres, para que haja a sensibilização sobre a importância de otimizar o uso dos testes disponíveis até que a situação seja normalizada. 

Leia também: Covid-19: Anvisa alerta que testes para diagnóstico não atestam proteção vacinal

Faltam insumos para exames em clínicas e farmácias do RJ 

Enquanto o registro de novos casos de Covid-19 no Rio de Janeiro bate recorde, muitas pessoas procuram onde se testar para saber se está com a doença. Mas nos centros de testagem do Governo do Estado está difícil conseguir marcação. Nos postos da Prefeitura do Rio, há muitas filas. Além disso, faltam testes na rede particular. 

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro informou que as unidades no Rio de Janeiro não estão dando conta da alta procura. É que o cenário epidemiológico atual pegou o setor de surpresa. 

“Algumas grandes redes ainda têm. São testes por agendamento, uma vez que há todo um protocolo a seguir dentro das farmácias. Mas há outras que, mesmo sendo grandes, não têm teste nenhum. Hoje, os testes apresentam mais da metade dos resultados positivos”, explicou a vice-presidente do conselho, Luzimar Gualter, em entrevista ao Portal G1.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.