ABRAMEDE 2021: Como utilizar trombolíticos em pacientes com embolia pulmonar?

A abordagem do uso de trombolíticos em pacientes com embolia pulmonar foi tema do segundo dia do congresso da ABRAMEDE 2021.

A sessão hemodinâmica do segundo dia do congresso da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMEDE 2021) trouxe, entre outros tópicos interessantes, a abordagem do uso de trombolíticos em pacientes com embolia pulmonar, em apresentação do Dr° Dario Gracia.

técnico infusionando medicamento para embolia pulmonar

Embolia pulmonar

O palestrante chamou a atenção para o elevado índice de ocorrência de eventos tromboembólicos, sobretudo nos pacientes com formas graves de Covid-19. Em algumas casuísticas, chegando a 30% dos casos encontrados como causa de óbito em autópsias. Isso gera a necessidade de alto grau de suspeição e sempre tendo à mão quando possível, uma avaliação ecocardiográfica adequada.

Relembrou ainda a classificação de gravidade:

  • Leve: TEP sem disfunção de VD;
  • Moderada: TEP com disfunção de VD, mas sem instabilidade hemodinâmica;
  • Grave: TEP com disfunção de VD e instabilidade hemodinâmica.

Um ponto interessante foi o uso da troponina como marcador de severidade e de risco aumentado para desfecho negativo na evolução dos casos.

Quanto ao diagnóstico, o ideal seria ter a possibilidade de usar a angiotomografia de tórax com a realização do protocolo TEP, porém em alguns casos, pela gravidade elevada dos pacientes, o alto grau de suspeição clínica, associado ao uso de escores de risco e da ecocardiografia, podem ser decisivos na tomada de condutas que possam salvar vidas.

Em relação ao uso do trombolítico, hoje não há muitas dúvidas em relação aos benefícios do seu uso. É amplamente documentado que nos casos graves, ou seja, com instabilidade hemodinâmica, o uso de trombolítico é indicado com consistente benefício da redução de mortalidade, apesar do evidente risco aumentado de eventos hemorrágicos, que podem ser estratificados com escores já bem consolidados na literatura.

Deve-se sempre lembrar ainda, das contraindicações formais para o uso do trombolítico sistêmico, que quando presentes, demanda abordagens alternativas como a trombectomia mecânica endovascular ou aberta.

Continue acompanhando a cobertura do congresso no Portal PEBMED!

Veja mais do ABRAMEDE 2021:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.