Abstinência alcoólica na emergência: diazepam ou lorazepam?

Há poucas evidências para ajudar os médicos a escolherem entre os benzodiazepínicos mais usados: diazepam e lorazepam.

Estima-se que aproximadamente metade dos pacientes com um transtorno por uso de álcool apresenta sintomas de abstinência após cessar ou diminuir a ingestão de álcool. A emergência pode acabar sendo o local de escolha para controle sintomático. Os benzodiazepínicos são medicações importantes neste contexto. Porém, há poucas evidências para ajudar os médicos a escolher entre os benzodiazepínicos mais usados, diazepam e lorazepam. Um estudo publicado no Annals of Emergency Medicine nos ajudou a esclarecer esta questão.

Trata-se de um estudo retrospectivo, com quase 900 pacientes com abstinência aguda de álcool que foram tratados com benzodiazepínicos em três emergências afiliadas à University of British Columbia.  O objetivo era avaliar se a escolha inicial de benzodiazepínicos resultava em desfechos diferentes.

Dentre os pacientes, aproximadamente  500 receberam inicialmente diazepam, e o restante recebeu lorazepam. A maioria dos resultados foi parecido nos dois grupos: internações hospitalares (18%), admissões à unidade de terapia intensiva (0,3%), convulsões na emergência (0,8%). No entanto, uma proporção maior de pacientes que inicialmente receberam lorazepam necessitaram de doses de resgate de um benzodiazepínico alternativo (11% vs. 4%). Foi registrado 1 óbito em um paciente de 27 anos.

diazepam e lorazepam

Mensagem prática:

Segundo o estudo, não diferenças significativas entre o lorazepam e o diazepam no tratamento inicial de pacientes com abstinência aguda de álcool. A escolha provavelmente dependerá da intimidade com cada medicação e das orientações institucionais. O importante no final das contas é o rápido controle sintomático.

Em nosso Fórum Médico PEBMED alguns colegas estavam conversando sobre essa conduta. Acesse para continuar a discussão de casos desse tipo.

Referências bibliográficas: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.