Abuso de substâncias aumenta risco de suicídio em pessoas com doença mental?

O comportamento suicida pode ser afetado por fatores psiquiátricos, biológicos, psicológicos e sociais. A doença mental e o abuso de álcool e outras substâncias são preditores importantes. Pacientes que sofrem de ambas as condições compreendem assim um grupo particularmente vulnerável. Para estimar e testar as associações entre transtornos por uso de substâncias e suicídios em …

O comportamento suicida pode ser afetado por fatores psiquiátricos, biológicos, psicológicos e sociais. A doença mental e o abuso de álcool e outras substâncias são preditores importantes. Pacientes que sofrem de ambas as condições compreendem assim um grupo particularmente vulnerável.

Para estimar e testar as associações entre transtornos por uso de substâncias e suicídios em uma população com doença mental grave, pesquisadores realizaram um estudo de coorte na Dinamarca.

Foram incluídos indivíduos nascidas no país desde 1955 com diagnóstico de esquizofrenia (n = 35.625), transtorno bipolar (n = 9.279), depressão (n = 72.530) ou transtorno de personalidade (n = 63.958). Os pesquisadores buscaram nessa população por registros de uso de álcool, substâncias ilícitas, tentativa de suicídio e suicídio.

Uso de álcool e drogas ilícitas foi associado com, pelo menos, três vezes mais risco de suicídio quando comparado aos indivíduos que não registraram abuso de substâncias. O álcool foi associado a um risco aumentado de suicídio em todas as populações (HR entre 1.99 [IC 95%: 1.44 – 2.74] e 2.70 [IC 95%: 2.40 – 3.04]).

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Outras substâncias ilícitas foram associadas com um aumento de duas a três vezes o risco de suicídio em todas as populações, exceto o transtorno bipolar; a cannabis foi associada com risco aumentado apenas em pessoas com transtorno bipolar (HR: 1.86; IC 95%: 1.15 – 2.99).

O álcool e outras drogas ilícitas apresentaram fortes associações com a tentativa de suicídio (FC variando de 3.11 [IC 95%: 2.95 – 3.27] a 3.38 [IC 95%: 3.24 – 3.53] e 2.13 [IC 95%: 2.03 – 2.24] a 2.27 [IC 95%: 2.12 – 2.43), respectivamente. A cannabis só foi associada a tentativas de suicídio em pessoas com esquizofrenia (HR: 1.11, IC 95%: 1.03 – 1.19).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que os transtornos por uso de substâncias estão fortemente associados ao risco de suicídios e tentativas de suicídio em pessoas com doença mental.

Veja também: ‘Você conhece os sinais de um possível suicídio?’

Referências:

  • Østergaard, M. L. D., Nordentoft, M., and Hjorthøj, C. (2017) Associations between substance use disorders and suicide or suicide attempts in people with mental illness: A Danish nationwide, prospective, register-based study of patients diagnosed with schizophrenia, bipolar disorder, unipolar depression or personality disorder. Addiction, doi: 10.1111/add.13788.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades