Acalasia: abordagem por dilatação endoscópica ou cirurgia de Heller?

A acalasia é uma das patologias cujo tratamento ideal ainda não foi estabelecido. Veja estudo que comparou duas abordagens.

A acalasia é uma das patologias cujo tratamento ideal ainda não foi estabelecido. Sabemos que ainda não é possível determinar a cura, apenas conseguimos os controles de seus sintomas.

Também em relação ao tratamento, o uso de medicações isoladas, não se mostraram efetivas e duradouras, normalmente podem ser utilizados como pontes para tratamentos mais definitivos. Os dois tratamentos com mais estudos e resultados duradouros envolvem o rompimento das fibras circulares na região do cárdia, sendo que um é endoscópico e outro cirúrgico.

O trabalho apresentado compara os resultados a longo prazo da dilatação endoscópica pneumática (DP) com a cirurgia de Heller laparoscópica (HL), uma vez que são os métodos mais utilizados.

médico cirurgião fazendo cirurgia para acalasia

Tratamentos para acalasia

Entre 2000 e 2005 , 53 pacientes com acalasia recém diagnosticada e sem tratamento prévio foram alocados randomicamente para tratamento por DP ou HL. Todos os pacientes foram seguidos por um tempo mínimo de 120 meses, e ao final permaneceram 23 pacientes no grupo DP e 20 HL.

O desfecho primário analisado foi o número acumulado de falhas de tratamento para o controle de sintomas do paciente. Além disso, também foi analisado, através de questionários específicos para disfagia, a qualidade de vida do paciente.

Resultados

Aos 60 meses de observação, dez pacientes (36%) do grupo DP e dois ( 8%) do grupo LH foram classificados com falha no tratamento (p=0,016). Ao final do período de observação (>10 anos), os números eram 13 (57%) e quatro (20%) respectivamente para DP e LH.

Em relação aos questionários de qualidade de vida e sintomas, não houve diferença estatística na análise dos resultados quanto a disfagia, no entanto houve uma maior queixa de refluxo após três anos de observação (p=0,013) e também maior consumo de inibidores de bomba da próton (p=0,02), no grupo da dilatação pneumática.

Leia também: Qual o tempo ideal para uma cirurgia eletiva após a infecção pela Covid-19?

Discussão

Este estudo é singular no que tange ao tempo de observação, e demonstrou um benefício a longo prazo em favor da cirurgia de Heller. O método de análise por acúmulo de falhas de tratamento também é único na análise de pacientes com acalasia, este mesmo modelo foi utilizado na validação do tratamento endoscópico da doença do refluxo.

Pacientes com falhas terapêuticas e questões obstrutivas foram encaminhados para novo tratamento. Caso fosse utilizada esta pontuação no momento da falha, poderia fortalecer o benefício do HL sobre a dilatação.

Em conclusão, o presente estudo fortalece o benefício da cirurgia de Heller sobre a dilatação pneumática em pacientes com acalasia idiopática.

Para levar para casa

A discussão sobre acalasia é longa e não será apenas um artigo com 43 pacientes que irá definir o padrão de conduta a ser adotado. Sabemos que ambos métodos funcionam, e é comum alternar entre eles quando apresentam falhas.

Particularmente e corroborando os achados do artigo, sou da opinião de que iniciar com a modalidade cirúrgica, especialmente em pacientes jovens, pode ser uma boa abordagem.

Mais do autor: Gastrectomia para câncer X ressecção do omento maior

Referências bibliográficas:

  • Sediqi E, Tsoposidis A, Wallenius V, et al. Laparoscopic Heller myotomy or pneumatic dilatation in achalasia: results of a prospective, randomized study with at least a decade of follow-up. Surg Endosc. 2021;35(4):1618-1625. doi: 10.1007/s00464-020-07541-4

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades