ACC 2022: ácido tranexâmico em cirurgias não cardíacas – POISE-3

O estudo POISE-3, apresentado no ACC 2022 e publicado no NEJM, avaliou o uso do ácido tranexâmico em cirurgias não cardíacas.

O sangramento é uma das complicações mais comuns em pacientes de maior risco em diversos tipos de cirurgia. O ácido tranexâmico é um conhecido agente farmacológico que reduz sangramento, porém com resultados clínicos à beira do leito nem sempre convincentes. O estudo POISE-3, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente no New England Journal of Medicine (NEJM), avaliou o uso do medicamento em cirurgias não cardíacas.

médicos realizando cirurgias não cardíacas em uso de ácido tranexâmico

Ácido tranexâmico em cirurgias não cardíacas

O grupo do POISE, muito conhecido em estudos de pré e pós-operatório, fez um ensaio clínico randomizado e duplo-cego. Foram incluídos pacientes com mais 45 anos em cirurgias não cardíacas, à exceção de DRC avançada e neurocirurgia. A medicação foi feita no início e fim da cirurgia. O desfecho principal foi sangramento “maior” e o grupo monitorou complicações trombóticas, como IAM tipo 2 e TEV.

A ideia era recrutar 10 mil pacientes, porém com 9.500 o estudo foi interrompido por conta da pandemia. Alguns centros brasileiros participaram do estudo. O grupo tinha idade média 70 anos, 56% homens, 80% de “cirurgias grandes”: tórax, abdômen, artroplastia e vasculares.

O grupo intervenção mostrou redução de sangramento: 9,1 vs 11,7%, com IC 0,76 (0,67-0,87 IC95%), estatisticamente significativo. Houve, ainda, menor necessidade de hemotransfusão no grupo intervenção (6,2% vs 8,3%). O risco de evento trombótico não mostrou diferença estatística entre os grupos, assim como a mortalidade total foi igual entre os grupos.

Mensagem prática

O ácido tranexâmico pode ser uma opção para reduzir o sangramento em situações de alto risco, sem aumento expressivo no risco de trombose. Isso é importante num cenário de escassez cada vez maior de hemoderivados.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Devereaux PJ, et al. Tranexamic Acid in Patients Undergoing Noncardiac Surgery. New England Journal of Medicine. April 2, 2022 DOI: 10.1056/NEJMoa2201171