ACC 2022: arritmias após infarto agudo do miocárdio – estudo BIOGUARD

O estudo BIOGUARD, apresentado no ACC 2022, avaliou se o monitoramento de arritmias após IAM, e seu tratamento, impactam no prognóstico.

As arritmias são uma complicação comum após um IAM. O estudo BIOGUARD, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022), teve por objetivo estudar se o monitoramento de arritmias (com um monitor implantável) e seu tratamento impactam no prognóstico.

arritmias após IAM

Arritmias após IAM

A amostra incluiu 790 pacientes, randomizados para grupo controle (tratamento usual) e o de intervenção, acompanhados por seis meses. Os critérios de inclusão eram IAM recente e um ChadsVasc alto (apesar do estudo, em si, não ter nada a ver com FA ou tromboembolismo). O desfecho primário foi mortalidade e/ou hospitalização por complicações cardiovasculares.

O estudo foi interrompido antes do tempo porque o grupo de monitoramento observou um maior número de eventos. Contudo, após análise, viu tratarem-se de eventos não relacionados ao sistema cardiovascular. De qualquer forma, isso cria um viés para os resultados e prejudicam a análise.

A idade média foi 72 anos, 35% com IAM há menos de 40 dias, 52% com IAM sem supra ST; FE média 53% e 34% com IC. Observaram-se 6% de arritmias no grupo controle, sem o monitor, e 67% no grupo intervenção, sendo que 39% necessitaram de tratamento. A arritmia mais comum foi fibrilação atrial (35-40%), seguida de bradiarritmias com necessidade de marca-passo (20%).

Contudo, isso não se traduziu em benefício clínico no desfecho primário: a taxa de mortalidade e hospitalizações foi similar entre os grupos controle e intervenção. Na análise de subgrupos, sugeriu-se que o grupo IAM sem supraST poderia se beneficiar do monitor de eventos implantável – este foi um grupo mais grave, com 75% maior risco de morte ou hospitalização em comparação com IAM com supraST.

Mensagem prática

O monitor de eventos é um recurso indispensável quando suspeitamos de arritmias, principalmente as com frequência não diária, que o Holter não detecta. O problema é que a seleção do estudo – todo paciente com IAM e ChadsVasc alto – não parece ter identificado os pacientes que mais se beneficiam disso.

O ponto central é: qual grupo mais se beneficia de rastrearmos FA e bradicardias, as duas arritmias cujo tratamento tem maior impacto no prognóstico? Isso necessitará de estudos futuros.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.