ACC 2022: eficácia da finerenona em pacientes com doença aterosclerótica prévia

Uma análise secundária do FIGARO-DKD foi apresentada no ACC 2022, onde foi avaliada a finernona em pacientes com doença aterosclerótica.

A finerenona, ainda não lançado no Brasil, é uma nova droga que bloqueia os receptores de aldosterona, porém sem ação esteroide e com maior afinidade, prometendo menos efeitos colaterais em relação à espironolactona.

O estudo FIGARO-DKD foi um ensaio clínico randomizado e duplo cego para avaliar a eficácia da droga em eventos cardiovasculares maiores (MACE: mortalidade, IAM e AVC) nos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e doença renal crônica com filtração glomerular entre 25 e 60 ml/min/m².

Uma análise secundária dos resultados foi apresentada no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022).

finerenona em pacientes com doença aterosclerótica

Finerenona

A amostra contou com 7.200 participantes divididos em dois grupos. O estudo original, já publicado, mostrou uma redução no desfecho combinado de 13%. As análises secundárias confirmam o benefício da droga havendo ou não presença de doença aterosclerótica prévia. Isto é, pacientes com DM2 e DRC que já tiveram IAM, AVC ou doença arterial periférica se beneficiaram da medicação, assim como aqueles que nunca tiveram.

Agora é esperar o lançamento no Brasil para termos mais opções que não apenas a espironolactona, que em muitos pacientes causa ginecomastia.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Presented by Dr. Gerasimos S. Filippatos at the American College of Cardiology Annual Scientific Session (ACC 2022), Washington, DC, April 4, 2022.