Leia mais:
Leia mais:
Check-up-semanal: edição especial com as novidades do ACC 2022
ACC 2022: mavacamten e na redução de sintomas de miocardiopatia hipertrófica – MAVA-LTE
ACC 2022: mavacamten na miocardiopatia hipertrófica obstrutiva – VALOR-HCM trial
Whitebook: cardiopatia na Diabetes Mellitus
ESC 2020: Nova droga para o tratamento da cardiomiopatia hipertrófica

ACC 2022: mavacamten na miocardiopatia hipertrófica obstrutiva – VALOR-HCM trial

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Na miocardiopatia hipertrófica, a obstrução do trato de saída do VE é uma das principais complicações. Durante muito tempo, o único tratamento possível era a intervenção, seja cirurgia miomectomia ou ablação septal por álcool. O estudo VALOR-HCM, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022), procurou entender se o uso de mavacamten poderia adiar ou evitar intervenções.

mavacamtem para miocardiopatia hipertrófica

VALOR-HCM

No trabalho apresentado, o mavacamten foi avaliado em um ensaio clínico duplo cego. Foram incluídos 112 pacientes com septo >=15mm e/ou >=13mm com história familiar + classe funcional II e sintomático. O principal desfecho foi necessidade de intervenção (SRT, septal reduction treatment) em 16 semanas.

Resultados

Os grupos tinham idade média 60 anos, 50% mulheres, com gradiente médio no trato de saída de 50 mmHg. No grupo de tratamento, apenas 18% dos pacientes necessitaram de intervenção, em comparação com 76,8% no grupo placebo. Além disso, 27% dos pacientes do primeiro grupo melhoraram duas categorias na classe funcional, em comparação com 2% no placebo.

O medicamento levou a uma redução em torno de 33 mmHg no gradiente VE-aorta. Os principais efeitos colaterais foram FA (7%), náusea e rash. Além disso, 7% do grupo controle apresentaram taquicardia ventricular, enquanto nenhum participante do grupo de tratamento teve a condição. Infelizmente, o tamanho amostral ainda não foi suficiente para avaliar mortalidade.

Mensagem prática

É um início promissor, com muito benefício em desfechos intermediários, mas para uso clínico em larga escala precisamos aguardar um estudo maior, com internação e/ou mortalidade.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#VALOR-HCM trial. Presented at American College of Cardiology Scientific Sessions 2022. https://accscientificsession.acc.org/en
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.