Leia mais:
Leia mais:
ACC 2022: o que há de novo em dislipidemia?
Síndrome metabólica: sempre bom relembrar!
Diretrizes de dislipidemia no mundo real
IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos: cardiologistas debatem casos reais nos próximos dias em Campinas
ESC 2019: veja as recomendações da diretriz sobre dislipidemia

ACC 2022: o que há de novo em dislipidemia?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Ontem postamos em nossos perfis nas redes sociais uma enquete perguntando a vocês qual assunto mais interessa na série do congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) “Clinical Spotlight” e o mais votado foi “dislipidemia”.

dislipidemia

Dislipidemia

O primeiro tema abordado foram os eventos adversos em uso de estatina e o percentual de pacientes que de fato aderiram ao tratamento. Das diversas drogas para redução do colesterol, as estatinas são as mais estudadas e aquelas que apresentam benefícios concretos e relevantes na redução do risco de morte, AVC e/ou IAM. O efeito colateral mais comum são queixas musculares.

Na prática, muitos pacientes interrompem o tratamento e não tentam mudar a droga nem reintroduzi-las, o que pode privá-los do benefício cardiovascular. Em um estudo recente, foi demonstrado que até 90% das queixas são iguais em pacientes usando estatina ou placebo! Isto é, apenas 10% das queixas são de fato intolerância. Neste caso, a recomendação é dar um “wash out” sem estatina por 4 semanas e tentar reintroduzir uma outra estatina, em dose menor, pois muitas vezes isso é suficiente para adaptação.

Medicações

A seguir, entrou-se no debate das opções medicamentosas quando atingimos a dose máxima de estatina e mesmo assim o LDL ainda não está na faixa ideal. Estudos mostram que até 75% dos pacientes não conseguem um LDL < 50 mg/dl, como é recomendado nas diretrizes europeias. Hoje temos três opções nestes pacientes:

No congresso, foram mostrados resultados do estudo com ácido bempedoico em associação com estatina e ezetimibe, mostrando seu potencial de sinergismo com baixo risco de efeitos colaterais, com um ganho de até 24% a mais na redução do LDL. O principal efeito colateral foi o aumento do ácido úrico e crises de gota.

Já o inclisiran é uma nova droga que atua na via do PCSK9, mas por mecanismo diferente do alirocumab e do evolocumab: ele inibe o RNA mensageiro responsável pela produção da proteína PCSK9. Com isso, obtém excelente efeito na redução do LDL sem grandes efeitos colaterais.

Outro aspecto importante é que são necessárias menos injeções da droga, porque seus efeitos duram várias semanas! No estudo Orion-10, foram 4 injeções em 2 anos! A redução do LDL ficou em torno de 58% quando associado a uma estatina, comparado à estatina isoladamente.

Infelizmente, ainda aguardamos o lançamento no Brasil do onclisiran e do ácido bempedoico, assim como estudos com desfechos clínicos “duros”, como mortalidade, IAM e AVC.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Ray KK, et al. Two Phase 3 Trials of Inclisiran in Patients with Elevated LDL Cholesterol. N Engl J Med 2020; 382:1507-1519 April 16, 2020 DOI: 10.1056/NEJMoa1912387 #Ballantyne CM, et al. Bempedoic acid plus ezetimibe fixed-dose combination in patients with hypercholesterolemia and high CVD risk treated with maximally tolerated statin therapy. European Journal of Preventive Cardiology, Volume 27, Issue 6, 1 April 2020, Pages 593–603, https://doi.org/10.1177/2047487319864671
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.