ACC 2022: preditores de degeneração valvar aórtica

Uma das preocupações com as valvas biológicas é a degeneração valvar, isto é, a perda de funcionalidade, com o passar dos anos.

Uma das preocupações com as valvas biológicas é a degeneração, isto é, a perda de funcionalidade, com o passar dos anos. Esta complicação é mais comum em posição aórtica, onde o gradiente pressórico e o “shear stress” são maiores que na mitral.

O estudo SURTAVI, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022), analisou banco de dados de estudos com TAVI e SAVR (valvas com troca cirúrgica tradicional) e o seguimento destes pacientes por 5 anos. A ideia era estudar a durabilidade da TAVI em comparação com a cirurgia tradicional.

ACC 2022 preditores de degeneração valvar aórtica

Degeneração valvar

A “degeneração valvar” foi definida tanto como estenose, com gradiente VE-Ao >= 20 mmHg, como pela regurgitação paravalvar. A amostra apresentou cerca de 970 pacientes com SAVR e 1.100 com TAVI. O resultado mostrou degeneração em 4,3% com SAVR e 2,5% com TAVI, uma diferença estatisticamente significativa.

Como análise secundária, nos pacientes com ânulo pequeno (< 23 mm) o risco de degeneração foi maior. Outro achado foi que pacientes com degeneração, seja SAVR ou TAVI, apresentaram pior prognóstico, com maior mortalidade – HR 1,98 (p<0,05).

Mensagem prática

Este é um ótimo estudo mostrando o risco de degeneração valvar e que a TAVI tem durabilidade talvez até melhor que a cirurgia tradicional, o que ratifica sua escolha hoje como principal procedimento na estenose aórtica.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo