ACC 2021: o que já sabemos sobre anticoagulantes em pacientes com Covid-19?

Uma sessão inteira do congresso do ACC 2021 foi dedicada à discussão o uso de anticoagulantes na Covid-19. Confira.

Uma sessão inteira do congresso do American College of Cardiology (ACC 2021), realizada hoje, foi dedicada à discussão da prevenção e tratamento de eventos tromboembólicos, com anticoagulantes, na Covid-19.

mulher com coronavírus em dúvida sobre anticoagulantes na Covid-19

Anticoagulantes na Covid-19

As principais mensagens vindas de várias revisões e recomendações de sociedades e organizações de saúde do mundo, incluindo a participação do Brasil, foram:

  1. A epidemiologia e fisiopatologia da trombose dos pacientes com Covid-19 ainda precisa ser mais elucidada.
  2. A identificação precoce dos fatores de risco preexistentes para trombose é crucial para definir as estratégias de prevenção.
  3. Pacientes que já usam anticoagulantes por outros motivos devem manter o uso durante o tratamento da Covid-19 e avaliar possíveis interações medicamentosas.
  4. Pacientes com alto risco para trombose sem diagnóstico de Covid-19 não devem usar anticoagulantes de forma profilática.
  5. Pacientes com diagnóstico de Covid-19, mas oligossintomáticos e sem fatores de risco conhecidos também não devem tomar anticoagulantes de forma profilática.
  6. A prevenção farmacológica de tromboembolismo em pacientes internados, quando indicada, segue as mesmas recomendações de drogas e doses usadas em pacientes sem quadro de Covid-19. Bem como o tratamento de tromboembolismo venoso (TVP) e pulmonar (TEP) e a prevenção de recorrências.
  7. A pesquisa de TEP não deve ser feita de rotina em todo paciente com dímero D elevado ou com insuficiência respiratória. A suspeita clínica deve incluir: piora súbita da ventilação; taquicardia súbita; hipotensão sem explicação (excluindo sepse, arritmia ou hipovolemia); alterações do ECG sugerindo TEP e/ou sinais clínicos de TVP.
  8. Em pacientes internados com diagnóstico de Covid-19 e TEP, o tratamento mais indicado é com heparina de baixo peso molecular e depois DOAC após a alta por no mínimo três meses.
  9. Os anticoagulantes orais de ação direta (DOAC) podem ser utilizados após a alta, em pacientes selecionados (alto risco de trombose e baixo risco de sangramento), por um período médio de seis meses, a depender dos fatores de risco para recorrência

Vários estudos testando diversas estratégias diferentes no tratamento da trombose em pacientes com Covid-19 vem sendo realizados e os resultados, em breve, poderão esclarecer algumas dúvidas ainda restantes no entendimento dessa enfermidade.

Estamos acompanhando o congresso do ACC 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Veja mais do evento:

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.