Achados no sangue periférico de paciente com intoxicação por cloroquina

A automedicação e o uso indiscriminado podem trazer riscos à saúde, por isso, a indicação, dose e tempo de uso da cloroquina devem ser definidos por médicos.

Na atual pandemia pelo novo coronavírus, muito se tem estudado em relação ao potencial efeito de diversas medicações no curso natural da doença em vários países do mundo. Uma dessas medicações é a cloroquina, que já faz parte de protocolos de algumas instituições.

Resultados positivos de estudos preliminares fizeram com que muitas pessoas comprassem a droga a fim de garantir um tratamento, no caso de infecção futura, ou mesmo usar como forma de profilaxia, apesar de não haver dados que corroborem tal medida. A automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos podem trazer riscos à saúde e, portanto, a indicação, a dose e o tempo de uso da cloroquina ou qualquer outra droga para tratamento da Covid-19 devem ser definidos por equipe médica capacitada.

medicamentos variados, incluindo a cloroquina que pode causar intoxicação

Intoxicação por cloroquina

Recente estudo publicado na revista American Journal of Hematology apresentou o caso de uma mulher com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico em tratamento com cloroquina que evoluiu com intoxicação pelo fármaco. Percebe-se que o uso de cloroquina não é isento de risco mesmo em pacientes com indicação precisa de tratamento e acompanhamento médico regular.

A paciente em questão apresentou neutropenia, e a análise de sangue periférico revelou neutrófilos com grânulos citoplasmáticos agrupados e núcleos com lóbulos ligados por finas pontes de cromatina. A contagem linfocitária era normal, mas os linfócitos tinham vacúolos, por vezes com granulação azurófila ao redor. Apesar da presença de anemia moderada e de trombocitopenia leve, não foram observadas alterações morfológicas nos eritrócitos e nas plaquetas da paciente.

A comparação com hematoscopia prévia (antes do início da cloroquina), na qual não se evidenciava nenhuma anormalidade, corroborou com a associação de tais achados ao uso da droga. Além disso, após suspensão do medicamento, a contagem de neutrófilos normalizou, bem como a morfologia celular.

A evolução do caso estudado enfatizou alguns aspectos que já tinham sido relatados na literatura:

  • As anormalidades morfológicas nos leucócitos ocorreram na intoxicação sistêmica por cloroquina (ou seja, com acometimento multiorgânico), e a normalização associou-se a melhora da função de outros órgãos (em especial, coração e rins). A hematoscopia de sangue periférico poderia servir como um método não invasivo para avaliação de possível intoxicação.
  • As alterações estruturais nos leucócitos ocorreram no contexto de pancitopenia, sugerindo mielotoxicidade. Dessa forma, a ocorrência de citopenia(s) deve levantar a suspeita de toxicidade pela cloroquina, não devendo ser atribuída imediatamente à atividade da doença de base (ex.: lúpus).

Leia também: Coronavírus: qual o papel da anticoagulação em pacientes graves?

Conclusão

A cada dia, há muito informação nova a respeito da Covid-19 e do manejo dos pacientes. A cloroquina é uma medicação que pode trazer benefício em diversas situações (ex.: lúpus, artrite reumatoide) e que vem sendo estudada na infecção pelo coronavírus.

Ainda não há um consenso bem definido, uma vez que a maioria dos estudos tem muitos vieses que interferem na interpretação dos resultados. Portanto, o uso da cloroquina deve ser avaliado individualmente até que os dados na literatura sejam mais robustos.

No Whitebook você encontra a melhor abordagem para toxicidade por cloroquina e acompanhamento via ECG do paciente! Baixe grátis!

Referencias bibliográficas:

  • de Chambrun, Marc Pineton, et al. “Systemic chloroquine intoxication: peripheral blood smear can give you a hint!.” American Journal of Hematology (2020).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.