Achados retinianos são encontrados em pacientes com Covid-19

Um grupo brasileiro enviou uma correspondência a The Lancet, publicada ontem, relatando alterações também no segmento posterior do olho na Covid-19.

Até o momento as alterações oculares relatadas associadas ao coronavírus foram doenças externas oculares, como a conjuntivite. Um grupo brasileiro do setor de retina do departamento de oftalmologia da UNIFESP enviou uma correspondência a The Lancet, publicada ontem, relatando alterações também no segmento posterior do olho.

olho próximo de pessoa com covid-19

Alterações retinianas na Covid-19

A tomografia de coerência óptica (OCT), que é uma técnica de imagem não invasiva, tem sido útil para demonstrar alterações retinianas subclínicas em condições sistêmicas (Parkinson, diabetes, Alzheimer etc.) e foi utilizada para demonstrar alterações retinianas também nos pacientes infectados com o SARS-CoV-2.

Neste estudo foram identificadas alterações retinianas em 12 adultos (seis homens e seis mulheres, com idades de 25 a 69 anos) examinados de 11 a 33 dias após o início dos sintomas. Desses, nove eram médicos e outros dois trabalhadores da área de saúde. Nove testaram positivo para SARS-CoV-2 pelo métodos de PCR e dois testaram positivo através de testagem de anticorpos para Covid-19.

Todos os pacientes tiveram febre, dispneia, astenia e 11 desses também apresentaram anosmia. Dois pacientes foram admitidos em unidade hospitalar, mas não necessitaram de cuidados intensivos.

Leia também: Quais as possíveis manifestações oculares relacionadas ao novo coronavírus?

Resultados

Foram usados dois aparelhos de OCT diferentes [DRI-OCT Triton SweptSource (Topcon, Tokyo, Japan) e XR Avanti SD-OCT (Optovue, Fremont, CA, USA)] . Todos os pacientes apresentaram lesões hiper reflexivas no nível das células ganglionares e camada plexiforme interna, de forma mais proeminente no feixe papilomacular, em ambos os olhos. O resultado da angiografia por OCT e da análise do complexo de células ganglionares foi aparentemente normal.

Quatro pacientes apresentaram manchas algodonosas subitamente e micro-hemorragias ao longo das arcadas retinianas, observadas na fundoscopia, retinografia colorida e imagem “red free”. A acuidade visual e os reflexos pupilares eram normais em todos os olhos examinados e não havia sinais e sintomas de inflamação intraocular.

Esse é o primeiro artigo que demonstra alterações retinianas associadas ao Covid-19. Os achados em células ganglionares e camada plexiforme podem estar associados a manifestações de sistema nervoso central, que já foram descritos em estudos em animais e em eventos neurológicos em pacientes com a doença pelo novo coronavírus.

Quer receber as principais novidades e os números sobre a pandemia de Covid-19? Inscreva-se e receba nossa news diária!

Referências bibliográficas:

Marinho PM, et al. Retinal findings in patients with COVID-19. The Lancet. May 12, 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31014-X

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.