Ácido fólico na prevenção de AVC é eficaz?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Um estudo, publicado na Neurology, examinou os efeitos da suplementação de ácido fólico na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) em regiões sem fortificação de ácido fólico.

Para isso, foi realizada uma meta-análise dos ensaios clínicos randomizados mais recentes. No geral, a suplementação de ácido fólico reduziu significativamente o risco de AVC em 11% (22 ensaios, n = 82,723; RR 0,89, intervalo de confiança [IC] de 95% 0,84-0,96).

O efeito foi maior nas regiões de folato baixo (2 ensaios, n = 24,020; 0,78, 0,67-0,90) em comparação com as altas (7 ensaios, n = 14,655; 1,05, 0,90-1,23); e entre pacientes sem fortificação com ácido fólico (11 ensaios, n = 49,957; 0,85; 0,77-0,94) em comparação com aqueles com fortificação (7 ensaios, n = 14,655; 1,05, 0,90-1,23).

Veja também: ‘Amamentar pode diminuir risco de AVC e doença cardíaca’

Em outras análises estratificadas entre ensaios sem fortificação de ácido fólico, foi encontrado um efeito benéfico maior nos ensaios que utilizaram uma baixa dosagem de ácido fólico (≤ 0,8 mg: 0,78, 0,69-0,88) ou baixos níveis de vitamina B12 no baseline (<384 pg/ml: 0,78, 0,68-0,89).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a suplementação de ácido fólico mostrou reduzir o risco de AVC em regiões sem fortificação de ácido fólico, principalmente em ensaios que usaram uma dose relativamente baixa de ácido fólico e com baixos níveis de vitamina B12.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • Meta-analysis of folic acid efficacy trials in stroke prevention. Published online before print April 12, 2017, doi: http:/​/​dx.​doi.​org/​10.​1212/​WNL.​0000000000003909. Neurology May 9, 2017 vol. 88 no. 19 1830-1838
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar