Leia mais:
Leia mais:
Whitebook: saiba o que é, como diagnosticar e tratar a hemoptise
Ácido tranexâmico é eficaz para reduzir hemoptise?
Quiz: qual o tratamento mais apropriado?

Ácido tranexâmico é eficaz para reduzir hemoptise?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O ácido tranexâmico (TXA), um antifibrinolitico inibidor do plasminogênio, é comumente usado para o controle e profilaxia de hemorragias. O tratamento imediato com TXA mostrou-se eficaz no paciente que apresenta sangramento grave e o resultado foi verificado pelo aumento de sobrevida deste indivíduo.

doença hepática

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Ácido tranexâmico x hemoptise

No entanto, até o momento não havia evidências dos benefícios do fármaco na terapia para a redução da hemoptise. O sintoma pode ser um preditivo para o câncer de pulmão ou tuberculose. Porém, pode ser originado por outras condições, como hipertensão venocapilar pulmonar, vasculite e leptospirose.

Leia mais: ATLS 10: há espaço para o ácido tranexâmico no controle do sangramento?

Pesquisadores realizaram recentemente um estudo para atestar a efetividade do ácido tranexâmico por inalação no controle dos níveis de expectoração de sangue. O levantamento contou com 47 voluntários diagnosticados com hemoptise provocada por várias causas. A pesquisa excluiu pacientes com expectoração de >200 ml/24h e instabilidade respiratória ou hemodinâmica. A mortalidade e a taxa de recorrência no sangramento foram verificadas no 30º dia e depois de 1 ano.

Resultados

O estudo duplo cego, multicêntrico e randomizado dividiu aleatoriamente os 47 pacientes em dois grupos. No primeiro grupo (n=25), os participantes foram nebulizados com TXA (500 mg 3x/d) e no segundo (n=22) com placebo (substância salina comum).

Ao final da pesquisa, foi constatado que o ácido tranexâmico foi associado a uma redução significativa da hemoptise e no volume de sangue expectorado já no segundo dia a partir da inalação de TXA por nebulização. No quinto dia, a melhora do sangramento nos participantes do primeiro grupo foi maior em comparação com o segundo grupo (96% vs 50%; P < 0,0005). Não foi observado nenhum efeito adverso nos dois grupos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Wand, O., Guber, E., Guber, A., Epstein Shochet, G., Israeli-Shani, L., & Shitrit, D. (2018). Inhaled Tranexamic Acid for Hemoptysis Treatment: A Randomized Controlled Trial. Chest. doi:10.1016/j.chest.2018.09.026
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar