Ácido tranexâmico é eficaz para reduzir hemoptise?

Pesquisadores realizaram um estudo para atestar a efetividade do ácido tranexâmico por inalação no controle dos níveis de expectoração de sangue. Confira os resultados:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O ácido tranexâmico (TXA), um antifibrinolitico inibidor do plasminogênio, é comumente usado para o controle e profilaxia de hemorragias. O tratamento imediato com TXA mostrou-se eficaz no paciente que apresenta sangramento grave e o resultado foi verificado pelo aumento de sobrevida deste indivíduo.

doença hepática

Ácido tranexâmico x hemoptise

No entanto, até o momento não havia evidências dos benefícios do fármaco na terapia para a redução da hemoptise. O sintoma pode ser um preditivo para o câncer de pulmão ou tuberculose. Porém, pode ser originado por outras condições, como hipertensão venocapilar pulmonar, vasculite e leptospirose.

Leia mais: ATLS 10: há espaço para o ácido tranexâmico no controle do sangramento?

Pesquisadores realizaram recentemente um estudo para atestar a efetividade do ácido tranexâmico por inalação no controle dos níveis de expectoração de sangue. O levantamento contou com 47 voluntários diagnosticados com hemoptise provocada por várias causas. A pesquisa excluiu pacientes com expectoração de >200 ml/24h e instabilidade respiratória ou hemodinâmica. A mortalidade e a taxa de recorrência no sangramento foram verificadas no 30º dia e depois de 1 ano.

Resultados

O estudo duplo cego, multicêntrico e randomizado dividiu aleatoriamente os 47 pacientes em dois grupos. No primeiro grupo (n=25), os participantes foram nebulizados com TXA (500 mg 3x/d) e no segundo (n=22) com placebo (substância salina comum).

Ao final da pesquisa, foi constatado que o ácido tranexâmico foi associado a uma redução significativa da hemoptise e no volume de sangue expectorado já no segundo dia a partir da inalação de TXA por nebulização. No quinto dia, a melhora do sangramento nos participantes do primeiro grupo foi maior em comparação com o segundo grupo (96% vs 50%; P < 0,0005). Não foi observado nenhum efeito adverso nos dois grupos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Wand, O., Guber, E., Guber, A., Epstein Shochet, G., Israeli-Shani, L., & Shitrit, D. (2018). Inhaled Tranexamic Acid for Hemoptysis Treatment: A Randomized Controlled Trial. Chest. doi:10.1016/j.chest.2018.09.026

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades