Ácido tranexâmico: Seu uso nas fraturas proximais do úmero reduz a perda sanguínea?

Um estudo avaliou o uso do ácido tranexâmico nas cirurgias realizadas para o tratamento de fraturas proximais do úmero. Veja os resultados.

O ácido tranexâmico (AT) é um agente antifibrinolítico que tem sido usado como estratégia para limitar a perda de sangue em cirurgias ortopédicas. Seu uso diminui a perda de sanguínea na artroplastia dos membros superiores e inferiores, bem como na cirurgia de fratura dos membros inferiores. 

Um recente estudo foi desenhado para avaliação do uso do ácido tranexâmico nas cirurgias realizadas para o tratamento de fraturas proximais do úmero. Trata-se de um ensaio clínico randomizado publicado em 2020 em uma revista ortopédica relacionada a cirurgias do ombro e cotovelo. O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos do AT na perda de sangue em pacientes submetidos a osteossíntese ou artroplastia do úmero proximal.

ácido tranexâmico em lesões proximais do úmero

O estudo sobre ácido tranexâmico

Um total de 101 pacientes foram randomizados para receber uma única dose pré-operatória de AT intravenoso (53 pacientes) ou uma dose controle de solução salina (48 pacientes) no momento da cirurgia de. Com base na idade do paciente e padrão de fratura, a osteossíntese foi realizada em 57 pacientes (30 grupo AT e 27 pacientes controle) e artroplastia reversa do ombro foi realizada nos outros 44 pacientes (23 AT e 21 pacientes controle). 

Leia também: Uso do ácido tranexâmico pode ser eficaz na hemorragia aguda por trauma?

A perda de sanguínea intraoperatória foi avaliada contabilizando o volume de sangue aspirado descontando o volume de soro utilizado para irrigação durante a cirurgia. No pós operatório todos os pacientes utilizaram dreno Hemovac por 24h tendo sido também registrado seu débito. A mudança pré-operatória no nível de hemoglobina também foi avaliada para cada paciente. Uma estratificação adicional da perda de sangue e mudança no nível de hemoglobina com base no procedimento (osteossíntese ou artroplastia) também foi realizada.

Resultados

Em comparação com o grupo de controle, o grupo AT teve menor perda média de sangue no intra-operatório (178 mL vs. 129 mL, P <0,0001), menor débito de drenagem pós-operatória (103 mL x 62 mL, P <0,0001) e menos perda total de sangue (280 mL x 188 mL, P <0,0001). Comparado com o grupo controle, o grupo que utilizou AT teve uma alteração média pré-operatória menor no nível de hemoglobina (-2,6 g / dL vs. -1,5 g / dL, P <0,0001).

Não ocorreram complicações intra-operatórias ou pós-operatórias identificáveis ​​associadas ao uso de ácido tranexâmico em nenhum dos pacientes avaliados.

Considerações

Neste estudo, o uso do ácido tranexâmico foi eficaz na redução da perda total de sangue e levou a uma menor redução pós-operatória na hemoglobina comparado com o controle. Este efeito foi consistente em pacientes tratados com osteossíntese ou artroplastia> o estudo sugere que o AT pode ser usado com segurança para diminuir a perda sanguínea no tratamento cirúrgico das fraturas proximais do úmero.

 

Referência bibliográfica:

  • Cuff DJ, et al. Randomized prospective evaluation of the use of tranexamic acid and effects on blood loss for proximal humeral fracture surgery. J Shoulder Elbow Surg. 2020 Aug;29(8):1627-1632. doi: 10.1016/j.jse.2020.04.016

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.