Acne: Opções terapêuticas

A acne é uma dermatose com grande repercussão psicológica. Apesar do fácil diagnóstico, o tratamento é complexo e requer abordagem individual. Saiba mais.

A acne é uma dermatose muito comum com grande repercussão psicológica – estudos sugerem que seu impacto emocional é comparável ao experimentado por pessoas com doenças sistêmicas como diabetes. Apesar do fácil diagnóstico, o tratamento da acne é complexo, demorado e requer abordagem individualizada.

Nos casos mais leves, o tratamento pode ser apenas local, e os retinóides tópicos como adapaleno ou tretinoína costumam ser a primeira escolha. Essas substâncias previnem a formação de comedões por regularem a proliferação de queratinócitos, diminuírem a produção de sebo e por terem efeitos anti-inflamatórios. São capazes de prevenir o surgimento de cicatrizes atróficas e despigmentação. Os principais efeitos colaterais são irritação, vermelhidão, xerose e descamação. Em pacientes virgens de tratamento iniciamos com concentrações menores e escalonamos gradualmente conforme tolerância.  O ácido azeláico é outro agente eficaz em casos menos complexos pela sua ação bacteriostática, anti-inflamatória, antioxidante e anti-queratinizante.

Saiba mais: Microagulhamento: indicações, drug delivery e riscos

Quando o paciente apresenta lesões inflamatórias como pústulas, nódulos ou  cistos, nos quadros leves podemos utilizar antibióticos tópicos como a  clindamicina. É recomendável sua associação – no mesmo produto – aos retinóides ou peróxido de benzoíla, já que em monoterapia a taxa de resistência do Cutibacterium acnes é elevada. Embora o peróxido de benzoíla seja um agente comedolítico e antibacteriano e possa ser usado como monoterapia, seu uso combinado aumenta a eficácia do tratamento. 

acne

Casos graves de acne

Nos casos de acne inflamatória moderada a grave, os antibióticos orais são indicado. A fim de evitar a resistência eles também devem ser associados a retinóides tópicos e/ou peróxido de benzoíla ;  já a combinação com antibiótico tópico deve ser evitada. As ciclinas (tetraciclina, doxiciclina, minociclina, limeciclina) são a terapia de primeira escolha. Clindamicina e eritromicina podem ser usados quando há contraindicação às tetraciclinas, mas apresentam taxas de resistência mais elevadas. Outras opções como sulfametoxazol trimetoprim, penicilinas e cefalosporinas tem evidência limitada e são prescritos quando tetraciclinas e macrolídeos são contraindicados.

Quando há falha terapêutica em casos moderados, tendência para formação de cicatrizes ou lesões graves a isotretinoína oral deve ser prescrita precocemente, desde que não existam contraindicações (gravidez e lactação, uso concomitante de tetraciclinas, alterações hepáticas ou valores lipídicos elevados). Quando corretamente indicada é uma medicação segura e bem tolerada. 

Leia também: Psoríase: estudo indica superioridade de risanquizumabe em comparação ao secuquinumabe

Tratamentos complementares incluem peelings químicos, laser, medicações com efeito antiandrogênico (anticoncepcionais orais e espironolactona) e dietas  de baixo índice glicêmico com pouco consumo de laticínios. Apesar de ser uma doença comum, o tratamento da acne ainda é desafiador – as reações cutâneas e a resposta demorada a agentes terapêuticos são motivos frequentes para a descontinuação do tratamento. Mais estudos são necessários para comparar associações entre medicações sistêmicas, tópicas, tratamentos hormonais e modalidades físicas como peeling e lasers. Os efeitos da dieta e do uso de prebióticos e probióticos na acne também não estão completamente esclarecidos.

Referências bibliográficas:

  • Habeshian KA. Current issues in the treatment of acne vulgaris. Pediatrics. 2020 May;145(Suppl 2):S225-S230. doi10.1542/peds.2019-2056L
  • Fox L. Treatment modalities for acne. Molecules. 2016 Aug 13;21(8):1063. doi10.3390/molecules21081063
  • Dikicier BS. Topical treatment of acne vulgaris: efficiency, side effects, and adherence rate. J Int Med Res .2019 Jul;47(7):2987-2992. doi10.1177/0300060519847367

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags