Acolhimento e o processo de cuidado da população LGBTQIA+

Devido aos eventos do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, preparamos um especial consoante as ações e políticas de saúde para essa população.

Em atenção aos eventos do Dia Internacional de Combate à Homofobia e ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, a PEBMED preparou um especial consoante as ações e políticas de saúde para essa população. Citando o excelente artigo de Loria e colaboradores:

“O afastamento das unidades de assistência é reflexo de diversos obstáculos como discriminação, constrangimento, preconceito, estigma e falta de treinamento profissional adequado para o atendimento a esses indivíduos. A heteronormatividade institucional, ou seja, a presunção da heterossexualidade como regra, tem efeitos deletérios sobre o acolhimento e o processo de cuidado da população LGBTQIA+. Assim, a sensibilização e qualificação dos profissionais acerca das especificidades LGBTQIA+ são passos fundamentais para garantir o efetivo cumprimento do direito à saúde, sendo necessário incorporar o tema aos currículos de graduação e cursos de capacitação e de educação continuada/permanente em saúde”.

Leia também: Como profissionais de saúde podem evitar reproduzir a LGBTIA+fobia?

Neste especial, preparamos um material que versará sobre as políticas públicas para população LGBTQIA+, opções de hormonioterapia, cirurgias de redesignação sexual e as barreiras ainda existentes para o acompanhamento de saúde.

Acolhimento e o processo de cuidado da população LGBTQIA+

Ações importantes que serão discutidas incluem:

  • Combate às práticas LGBTfóbicas;
  • Permissão de uso do nome social;
  • Ambulatórios e enfermarias com profissionais especializados no tema;
  • Disponibilização das medicações pelo SUS, como hormônios e contraceptivos;
  • Aumentar o número de centros capacitados para cirurgia de redesignação sexual;
  • Atendimento psicossocial universal e integral.

Referências bibliográficas:

  • Loria GB, Canesin GMF, Silva GM, Amorim GHO, Melo JM, Santos LR, et al. Saúde da população LGBT+ no contexto da atenção primária em saúde: relato de oficina realizada no internato integrado de Medicina de  Família  e  Comunidade/Saúde  Mental  em  uma  universidade  pública. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2019;14(41):1807. doi: 10.5712/rbmfc14(41)1807.
  • Albuquerque GA, Garcia CL, Alves MJH, Queiroz CMHT, Adami F. Homossexualidade e o direito à saúde: um desafio para as políticas públicas de saúde no Brasil. Saúde Debate [Internet]. 2013 Jul/Set [acesso 2018 Abr 25]; 37(98):516-24. doi: 10.1590/S0103-11042013000300015

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.