ACSCC 2021: Carcinoma hepatocelular, diverticulite, herniorrafias inguinais e muito mais!

O ACSCC 2021 aconteceu do dia 24 ao 28 de outubro e contou com diversos temas relevantes em cirurgia em diferentes especialidades.

O American College of Surgeons Clinical Congress 2021 (ACSCC 2021) aconteceu do dia 24 ao 28 de outubro e contou com diversos temas relevantes em cirurgia em diferentes especialidades.

O Portal PEBMED cobriu o ACSCC 2021 e trouxe os principais destaques do congresso. Confira o nosso resumo completo e fique por dentro do que rolou!

ACSCC 2021

ACSCC 2021

Uma das mesas redondas inaugurais do ACSCC 2021 abordou uma das temáticas centrais em educação cirúrgica: a autonomia do residente. Veja o conteúdo completo.

Nesta sessão foram discutidas as diferentes formas de abordagem do tumor de reto. As diversas modalidades na abordagem do câncer de reto visam uma melhor taxa de cura oncológica, associada a uma maior preservação do órgão, que em última análise também corresponde a menor morbidades pós-operatórias como estomas definitivos. Confira os detalhes. 

Todo o cirurgião geral deve estar familiarizado  com as urgências abdominais, visto que isto faz parte do dia a dia do cirurgião, mesmo que não seja plantonista. Apesar de diversas condutas aceitas, sempre há alguma discussão de qual a melhor abordagem para uma determinada situação. Este tema foi debatido no ACSCC 2021. Saiba mais.

A cirurgia para doença do refluxo possui diversas controvérsias, visto que envolve os gastroenterologistas e cirurgiões e com isto, as opiniões e conduta variam conforme as especialidades. Nesta mesa do ACSCC 2021, foi lembrado que a opinião do paciente, e os sintomas relacionados ao pós-operatório, são importantes no auxílio da decisão para a realização da cirurgia.

No ACSCC 2021, a Prof. Liane S. Feldman introduziu a discussão sobre o ressurgimento de herniorrafias inguinais sem uso de telas. Confira a discussão completa. 

A discussão sobre como abordar o esôfago de Barrett, está longe de um desfecho definitivo. A displasia causada pelo Barret pode ser bastante discreta na endoscopia convencional e acredita-se que a inspeção minuciosa de 1 min por cm de Barret aumente consideravelmente a taxa de detecção. Confira a discussão sobre o tema no ACSCC 2021

Carcinoma hepatocelular (CHC) é a quarta causa de morte relacionada ao câncer e seu diagnóstico precoce aumenta substancialmente a chance de tratamento curativo. Dentre os principais fatores de risco a fibrose progressiva do parênquima hepático evoluindo para cirrose e a presença de hepatite crônica por vírus B aumentam risco de CHC em 5% e 0,5% ao ano, respectivamente, sendo esse perfil de paciente o que mais se beneficia com rastreio. Veja o que foi falado sobre o tema no congresso.

A comissão científica do American College of Surgeons (ACS) Clinical Congress (ACSCC 2021), pelo quinto ano consecutivo, abre espaço para ensaios clínicos randomizados que apresentem algum resultado significativo e relevante sejam apresentados no congresso. Assim, foram selecionados seis ensaios em diferentes áreas da cirurgia e apresentados nesta mesa. Fique por dentro destes seis estudos.

A diverticulite aguda é extremamente frequente nas emergências e o tratamento tem mudado ao longo dos anos. O uso de antibiótico sistêmico, foi substituído por antibiótico oral e agora está sendo substituído com observação apenas nos casos que envolvem apenas a parede do cólon e que o paciente tolera alimentação oral. Veja o que foi falado sobre o manejo da diverticulite no ACSCC 2021. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades