Acupuntura para tratamento da cefaleia tensional crônica

Nova análise tenta preencher a lacuna de evidências sobre a eficácia da técnica milenar da acupuntura no tratamento de condições médicas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Um estudo realizado por pesquisadores da China, publicado online na revista Neurology, mostrou a eficácia da acupuntura para cefaleia tensional crônica (CTC).

Dados anteriores, incluindo uma revisão sistemática Cochrane, mostraram que a acupuntura pode ser útil para este tipo de cefaleia, mas permaneceram questões como análise comparativa com outras opções de tratamento, a duração do efeito e a eficácia especificamente para este tipo de cefaleia.

Leia também: Acupuntura no tratamento da dor

O objetivo do estudo chinês foi responder algumas questões sobre a duração do efeito do tratamento e a eficácia especificamente na cefaleia tensional crônica (CTC) da acupuntura.

Acupuntura para tratamento da cefaleia tensional crônica

Metodologia do estudo

O estudo incluiu 218 participantes com CTC randomizados para o grupo de intervenção, denominado acupuntura verdadeira (AV) (n=109), ou para um grupo controle, denominado acupuntura superficial (AS) (n=109).

Os participantes foram recrutados nos ambulatórios do Hospital Universitário da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu entre junho de 2017 e setembro de 2020.

Os participantes elegíveis para inclusão tinham idades entre 18 e 65 anos, história de CTC há pelo menos um ano e pelo menos 15 dias de crise por mês durante pelo menos três meses. Entre as exclusões para a elegibilidade do estudo estavam pessoas com enxaqueca crônica, cefaleia causadas por outras etiologias, aqueles que tomaram medicamentos profiláticos nos três meses anteriores à inscrição no estudo e as pacientes que estavam grávidas ou amamentando.

Os participantes que receberam AV foram submetidos a 20 sessões de acupuntura por mais de oito semanas, três sessões por semana nas primeiras quatro semanas e duas sessões por semana nas últimas quatro semanas. Cada sessão durou 30 minutos. As agulhas foram administradas manualmente para estimular e alcançar “deqi sensation” — sensação de dormência, dor ou peso — vista como fundamental para alcançar o sucesso na acupuntura através da teoria tradicional chinesa e apoiada por ressonância magnética funcional e estudos clínicos.

Os participantes do grupo AS receberam sessões semelhantes, mas com a inserção de agulhas para evitar a “deqi sensation”. Três diferentes acupunturistas realizaram o tratamento.

O resultado foi baseado no autorrelato de cada participante mantendo um diário de cefaleia da semana 4 até a semana 32, no qual eles registraram a frequência, duração, intensidade e sintomas associados, juntamente com qualquer uso de analgésicos ou outros medicamentos.

O estudo demonstrou significativamente que mais participantes que receberam AV tiveram uma redução de 50% ou mais nos dias mensais de cefaleia, em comparação com aqueles que receberam AS em 16 semanas (68,2% vs 48,1%, respectivamente, p < 0,001). Em 32 semanas, a diferença permaneceu significativa com a taxa de resposta de 68,2% para os participantes de AV e 50% para os participantes de AS ( p < 0,001). Nenhuma diferença significativa nos efeitos do tratamento foi encontrada entre os três acupunturistas.

Saiba mais: A eletroacupuntura é uma opção de tratamento adjuvante em portadoras da SOP?

Conclusão

Em suma, os autores concluíram que a acupuntura administrada duas ou três sessões por semana para um total de 20 sessões foi eficaz para o tratamento de dores de cabeça crônicas do tipo tensional por pelo menos 32 semanas. Ela pode ser adotada como uma opção não farmacológica para a CTC, especialmente para pessoas com cefaleias refratárias e que respondem mal às terapias medicamentosas atuais.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Zheng H, Gao T, Zheng QH, et al. Acupuncture for patients with chronic tension-type headache: A randomized controlled trial. Neurology. 2022; DOI: 10.1212/WNL.0000000000200670. # Linde K, Allais G, Brinkhaus B, et al. Acupuncture for the prevention of tension-type headache. Cochrane Database Syst Rev 2016;4(4):CD007587. DOI: 10.1002/14651858.CD007587.pub2.