Acupuntura tradicional chinesa no tratamento da dismenorreia

O termo dismenorreia significa fluxo menstrual difícil. As estimativas sugerem que cerca de 25 a 50% das mulheres adultas e cerca de 75% das adolescentes sentem dor durante a menstruação e 5 a 20% das mulheres sentem uma dor grave.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O termo dismenorreia é derivado do grego e significa fluxo menstrual difícil. As estimativas sugerem que cerca de 25 a 50% das mulheres adultas e cerca de 75% das adolescentes sentem dor durante a menstruação e 5 a 20% das mulheres sentem uma dor grave que as impedem de prosseguir com suas atividades habituais, ocasionando altos índices de absenteísmo ao trabalho e à escola.

É uma síndrome caracterizada por um ou mais sintomas que se manifestam no período pré e perimenstrual. O termo “tensão pré-menstrual” descreve amplamente os sintomas físicos e emocionais que ocorrem antes do período menstrual. Dentre os sintomas, labilidade emocional, sensação de inabilidade, choro, propensão a crises de raiva, distensão na região hipogástrica e nas mamas e alterações do sono são comumente relatados durante o período que precede a menstruação. Os sintomas podem ser extremamente severos, gerando agressividade e perda de controle. Podem ter início um dia até duas semanas antes do período menstrual.

A dor tipo cólica habitualmente inicia no abdômen inferior e, ocasionalmente, é descrita como dor ou peso no hipogástrio, podendo irradiar-se para a região lombar e face interna das coxas Geralmente é mais intensa no primeiro dia da menstruação e, em mais de cinquenta por cento dos casos, é acompanhada por outros sintomas como náuseas, vômitos, palidez, mastalgias, cefaleia, vertigem e sensação de frio.

Quanto à sua etiologia, a dismenorreia pode ser classificada como primária ou funcional, e secundária ou orgânica.

Dismenorreia primária

A forma primária se caracteriza por não apresentar causa orgânica que a justifique e é o tipo mais comumente diagnosticado entre as adolescentes. Coincide com o início dos ciclos ovulatórios e regulares, o que costuma ocorrer com maior frequência cerca de dois anos após a menarca. A maioria das adolescentes apresenta uma menarca indolor, iniciando com algum desconforto meses ou anos após a primeira menstruação. A partir dos primeiros episódios de cólicas, a frequência eleva-se continuamente, alcançando um pico máximo por volta de 20 anos de idade e diminui a partir daí. .De modo geral, a dismenorreia primária costuma iniciar no primeiro dia do fluxo menstrual, ou imediatamente a este e apresentar duração de poucas horas a alguns dias.

Dismenorreia secundária

A forma secundária compreende cerca de cinco por cento das dismenorreias, onde existe uma causa orgânica para a dor. Nestes casos, a dor pode se apresentar de modo atípico imediatamente a partir da menarca ou numa idade mais avançada. A dor associada à dismenorreia secundária depende da causa básica. Dentre as causas de dismenorreia secundária com origem ginecológica, as mais comuns são: inflamações pélvicas, varizes pélvicas, tumores pélvicos, adenomiose, endometriose, pólipos, miomas, uso de DIU, cistos ovarianos, estenose cervical e malformações congênitas do trato genito-urinário.

Uma abordagem terapêutica adequada deve considerar o tratamento durante a crise e, também, nos intervalos entre elas. O manejo das crises possui uma conotação paliativa e de emergência na qual se recomenda repouso, analgesia, antiespasmódicos, calor local e até ansiolíticos em casos selecionados. O tratamento fora das crises visa à cura da paciente, sendo profilático na dismenorreia primária através do uso de anti-inflamatórios e de anticoncepcionais orais, e terapêutico nos casos orgânicos, sendo direcionado à patologia de base. Os anti-inflamatórios não esteroides constituem a primeira escolha na terapêutica da dismenorreia primária e seu mecanismo de ação envolve a redução da síntese de prostaglandinas, bem como uma ação analgésica central. Os contraceptivos hormonais orais diminuem a dismenorreia por sua ação anovulatória, bem como promovendo hipoplasia endometrial, diminuindo o fluxo menstrual e reduzindo os níveis de prostaglandinas. É necessário atentar para os efeitos indesejados dos anovulatórios, como cefaleia, náuseas, alterações do fluxo, aumento de peso, acne, alterações do humor e diminuição da libido e risco aumentado de trombose. Da mesma forma o uso indiscriminado de anti-inflamatórios pode ocasionar reações medicamentosas graves além de sangramento digestivo e insuficiência renal.

Acupuntura para tratamento de cefaleia

Para a Medicina Tradicional Chinesa, os quadros de dismenorreia primária podem ser devidos a múltiplos fatores, quais sejam emocionais (raiva, frustração, estresse, ressentimento), climáticos (frio e umidade excessivos), alimentares (gorduras, doces, derivados do leite de vaca), deficiências constitucionais e doenças prolongadas na infância. Ainda que nas últimas revisões bibliográficas não tenham sido encontradas fortes evidências da eficácia do tratamento (pela carência de estudos controlados), o método tem sido empregado com sucesso, tanto para o alívio das cólicas como para o alívio dos sintomas secundários (cefaleia, irritabilidade, náuseas e outros) nos casos de dismenorreia primária.

Nos casos da dismenorreia secundária, ou seja, quando há uma causa orgânica diagnosticada, os sintomas podem ser amenizados dependendo do estágio evolutivo da doença, mas é imprescindível que o tratamento convencional seja instituído, principalmente nos casos cirúrgicos.

O tratamento tipicamente consiste no emprego de sessões uma a duas vezes na semana, e a escolha de pontos varia de acordo com o diagnóstico sindrômico e o período do ciclo menstrual. De uma forma geral, o tratamento é feito inicialmente durante três ciclos menstruais para que se possa fazer uma avaliação geral, e as dores podem desaparecer logo no primeiro ciclo ou gradativamente nos ciclos seguintes.

A grande vantagem deste tipo de tratamento, além de ser um método pouco invasivo, natural e sem efeitos secundários, é o fato de ter em conta a “raiz” do problema e o resultado prolongar-se muito para além do tratamento em si. Dessa forma, a paciente que inicia o tratamento com acupuntura pode observar progressiva melhora dos sintomas dolorosos, além da regularização do ciclo menstrual e da melhora do humor. Não é incomum a paciente chegar ao consultório e dizer que a tensão pré menstrual sumiu e que ela pode finalmente executar as atividades diárias sem dificuldade.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades