Acupuntura: saiba como a terapia pode auxiliar pacientes com câncer

O papel da acupuntura nos pacientes com neoplasias malignas é de ser um adjuvante, um complemento ao tratamento convencional para o controle da dor,

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos dias atuais, doença alguma justifica um indivíduo convivendo com dor que pode ser debelada, controlada ou em muito aliviada. O câncer é uma delas.

Na oncologia, a dor constitui uma das queixas mais frequentes dos pacientes e requer tratamento adequado. Isso se torna ainda mais relevante na medida em que o paciente oncológico experimenta impacto emocional adverso e desconfortos desde os exames diagnósticos até os procedimentos terapêuticos convencionais. Entre 40 e 85% dos pacientes diagnosticados com câncer apresentam queixa de dor relacionada ao câncer em algum momento.

Estima-se que, dentre esses, 25% referem dor nos estágios iniciais, 35% durante o tratamento e mais de 75% nos estágios avançados da doença, referindo dor de moderada a severa. De todos os pacientes sintomáticos, estima-se que cerca de 70% não recebem alívio adequado do quadro doloroso, comprometendo severamente a qualidade de vida.

Leia mais: Gonartrose: conheça os benefícios da acupuntura no tratamento da doença

Além da dor, são muitos os sintomas e efeitos colaterais relacionados ao câncer e ao tratamento, tais como astenia, inapetência, alterações de trânsito intestinal, sintomas urinários, fenômenos vasomotores, depressão, anemia, edema, depressão imunológica, náuseas e vômitos decorrentes da quimioterapia, entre outros.

O papel da acupuntura nos pacientes com neoplasias malignas é de ser um adjuvante, um complemento ao tratamento convencional para o controle da dor, seja ela pós-operatória ou pós-quimioterapia ou pós-radioterapia, e também no tratamento dessa variedade de sintomas e condições associadas ao câncer e os efeitos colaterais do tratamento.

Pesquisando no banco de dados da BIREME/BVS, encontramos uma primeira revisão sistemática Cochrane sobre os efeitos da acupuntura para a dor do câncer feita em 2011 e outra de 2015, analisando artigos publicados até julho/2015, em todas as línguas e selecionando trabalhos controlados e randomizados. Foram incluídos todos os métodos de acupuntura o tratamento da dor relacionada ao câncer em indivíduos maiores de 18 anos. O objetivo foi identificar as evidências sobre a eficácia da acupuntura para o tratamento.

Os trabalhos selecionados procuraram comparar grupos tratados pela acupuntura com grupos tratados com terapia convencional, falsa acupuntura ou nenhum tratamento. Foram encontrados poucos artigos, todos com pequena amostragem (o que reduz drasticamente a qualidade da evidência), e todos com algum tipo de viés do grupo controle. Logo, nenhum dos trabalhos utilizou grupos de tamanho suficiente para produzir resultados confiáveis, e a revisão concluiu que não há evidências pra julgar a eficácia do tratamento.

Apesar de evidências insuficientes, a acupuntura vem sendo amplamente utilizada para o suporte desses pacientes e com relatos cada vez mais animadores. Uma revisão publicada recentemente (2018) concluiu que a acupuntura sozinha não teve efeitos significativos quando comparada ao uso dos analgésicos, mas recomenda que seja considerada como recurso adjuvante particularmente quando a dor do câncer não é controlada unicamente com medicamentos.

Um estudo publicado em outubro deste ano compara 68 pacientes com dor relacionada ao câncer pré e pós acupuntura, e foi observada redução dos escores de dor logo após o primeiro tratamento, além da melhora de sintomas como depressão, fadiga, dispneia e náuseas.

Dessa forma, mais estudos sistemáticos são necessários para comprovar a eficácia das técnicas sobre o controle da dor e definir protocolos para a abordagem destes pacientes.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Oncology Acupuncture for Chronic Pain in Cancer Survivors – A Reflection on the American Society of Clinical Oncology Chronic Pain Guideline. Weidong Lu, MB, MPH, PhD*, David S. Rosenthal, MD Hematol Oncol Clin N Am 32 (2018) 519–533
  • An assessment of methodological quality of systematic reviews of acupuncture and related therapies for cancer-related pain. Huda A. Anshasi , Muayyad Ahmad. Compl Therapies in Clinical Practices Volume 32 August 2018, 163-168

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags