Adicionar ticagrelor ao AAS em paciente em pós-operatório de cirurgia cardíaca não tem benefício

Pacientes pós-angioplastia com stent necessitam dupla antiagregação, decidiu-se testar se a adição de ticagrelor ao AAS teria benefícios.

A cirurgia de revascularização do miocárdio (CRVM) é uma alternativa terapêutica à doença aterosclerótica grave das artérias coronárias. Entretanto 15% dos enxertos de safena estarão concluídos em 1 ano a despeito do uso de AAS. Pacientes pós-angioplastia com stent necessitam dupla antiagregação por determinado período de tempo. Diante destas informações o estudo POPular CABG decidiu testar se a adição de ticagrelor ao AAS, pós-revascularização cirúrgica do miocárdio teria algum benefício em relação a patência dos enxertos de safena.

Leia também: Implicações a longo prazo de traqueostomia em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca

Ticagrelor ao AAS em paciente em pós operatório de cirurgia cardíaca não tem benefício

Método do estudo

Tratou-se de um estudo duplo-cego, randomizado, multicêntrico, placebo controlado, onde os pacientes recebiam após a CRVM com pelo menos 1 enxerto de safena AAS e ticagrelor ou AAS e placebo durante 1 ano.  O desfecho primário era a oclusão de algum enxerto de safena, avaliado em 1 ano através angiotomografia de coronária. O desfecho secundário foi um composto de oclusão da safena, revascularização da safena, infarto do miocárdio, e infarto do miocárdio na área nutrida pela safena ou morte súbita.

Saiba mais: Cirurgia cardíaca: novidades no tratamento de complicações no pós-operatório imediato

Foram 499 pacientes, a idade média era de 68 anos, 87% eram homens, a indicação de cirurgia foi infarto agudo do miocárdio em 31% dos casos e 92% dos procedimentos foram necessários CEC. O desfecho primário ocorreu em 10,5% do grupo do ticagrelor e 9,5% no grupo placebo, um odds ratio de 1,29 [95% IC, 0,73–2,30] P=0,38. O desfecho secundário ocorreu em 14,2% dos pacientes e 11,6% no grupo placebo, odds ratio de 1,22 [95% IC, 0,72–2,05].

Conclusão

Após 12 meses a adição de ticagrelor não mudou o desfecho primário, portanto não há indicação de uso do ticagrelor em adição ao AAS nessas circunstâncias até o momento.

Referências bibliográficas:

  • Willemsen LM, Janssen PWA, Peper J, et al. Effect of Adding Ticagrelor to Standard Aspirin on Saphenous Vein Graft Patency in Patients Undergoing Coronary Artery Bypass Grafting (POPular CABG): A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Circulation 2020; 142:1799. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.120.050749

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.