Adrenalina em alergias pediátricas: o que a nova diretriz recomenda

A AAP atualizou as recomendações sobre epinefrina para tratar a anafilaxia, com informações para ajudar os médicos a identificar pacientes em risco.

A American Academy of Pediatrics (AAP) atualizou suas recomendações sobre o uso de epinefrina para tratar a anafilaxia, com informações para ajudar os médicos a identificar pacientes em risco e novas informações sobre adrenalina e auto-injetores.

A anafilaxia é uma reação alérgica ou hipersensibilidade generalizada, grave, de início rápido e que pode causar a morte. A epinefrina (adrenalina) administrada rapidamente pode fazer toda a diferença no desfecho clínico do paciente.

O novo guideline, uma atualização de 2007, recomenda que para pacientes em risco de anafilaxia deve ser prescrito epinefrina auto-injetável. Apesar dos esforços da Sociedade Brasileira de Pediatria para liberação, o item ainda não é comercializado no país, mas é possível importá-lo para uso. Indivíduos em risco incluem aqueles com um episódio anafilático anterior, com anafilaxia idiopática e/ou com sensibilidade alimentar conhecida.

Recomenda-se que a aplicação seja feita prontamente após a exposição a um alérgeno, mesmo quando não está claro se os sintomas evoluirão. Além disso, a epinefrina também é recomendada como tratamento de primeira linha para anafilaxia, e não os anti-histamínicos. Estes são úteis para prevenir e aliviar a coceira e urticária, mas não aliviam os ricos respiratórios, hipotensão ou choque.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Para a administração de primeiros socorros da anafilaxia em ambientes hospitalares, é indicado uma dose de adrenalina de 0,01 mg/kg, até um máximo de 0,3 mg em crianças pré-púberes e até 0,5 mg em adolescentes. Caso a resposta à primeira injeção seja inadequada, ela pode ser repetida uma ou duas vezes em intervalos de 5 a 15 minutos.

Os autores reforçam que a administração tardia de epinefrina na anafilaxia está associada a um risco aumentado de hospitalização e de desfechos graves, incluindo encefalopatia hipóxico-isquêmica e morte.

Veja todas as recomendações da AAP aqui.

Veja também: ‘Dose de Adrenalina / Epinefrina em infusão contínua’

Referências:

  • Epinephrine for First-aid Management of Anaphylaxis. Scott H. Sicherer, F. Estelle R. Simons, SECTION ON ALLERGY AND IMMUNOLOGY. Pediatrics Feb 2017, e20164006; DOI: 10.1542/peds.2016-4006

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades