ADS 2022: a liberação da UTIP e a implementação do A-F bundle em crianças sob cuidados intensivos é viável

Um recente estudo de coorte prospectivo foi publicado recentemente no suplemento da revista Critical Care Medicine. Saiba mais detalhes.

O último congresso da American Delirium Society (ADS) ocorreu nos dias 13 e 14 de junho em Indianápolis, nos Estados Unidos, e contou com a presença de importantes especialistas sobre o tema em diversas áreas, incluindo Medicina Intensiva Pediátrica. No simpósio The Evolution of Care for ICU Delirium in Critically Ill Infants and Children, uma das palestras que mais se destacou foi a do Dr. John Lin, pediatra intensivista da Washington University.

O Dr. Lin mostrou dados de um recente estudo de coorte prospectivo conduzido por ele e sua equipe de pesquisadores em oito Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) americanas quaternárias e acadêmicas. O resumo, inclusive, foi publicado recentemente no suplemento da revista Critical Care Medicine 

Leia também: Volume de líquido intravenoso na primeira hora de choque séptico e mortalidade em crianças

Estudo

O objetivo do estudo Caring for Critically Ill Children With the ABCDEF Bundle: The PICU Liberation Collaborative foi justamente relatar a implementação e os resultados do A-F bundle para a liberação do paciente da UTIP. Para tanto, foram incluídas crianças com idade superior a dois meses, com expectativa de permanência na UTIP superior a dois dias e necessidade de ventilação mecânica invasiva (VMI). Após três meses de linha de base, cada centro iniciou um período de implementação de oito meses juntamente com a coleta de dados de conformidade e de desfechos clínicos. 

Um total de 622 pacientes correspondendo a 5.017 dias de UTIP foi analisado ​​quanto à adesão ao bundle. Desses 622 pacientes, 532 (4.275 dias de UTIP) tiveram seus escores de risco de mortalidade avaliados ​​quanto à correlação entre adesão ao bundle e mortalidade, permanência na UTIP, duração da VMI e incidência de delirium 

A conformidade do bundle foi analisada como específica do sujeito (conformidade durante toda a internação na UTIP) e específica do dia (conformidade em um único dia na UTIP). A conformidade geral específica do sujeito aumentou de 50,2% durante a linha de base de três meses para 60,5% durante os últimos quatro meses de implementação (p < 0,001). A conformidade específica do sujeito para os elementos A e C não mudou. A conformidade melhorou para os elementos B (21,4% a 27,0%, p=0,007), D (33,5% a 57,1%, p<0,001), E (36,2% a 49,6%, p=0,003) e F (46,5% a 59,5) %, p=0,001).  

Na análise de correlação ajustada, cada aumento de 10% na conformidade específica do sujeito se correlacionou com uma redução de 34% no odds ratio (OR) para mortalidade (OR = 0,66, p < 0,001). Cada aumento de 10% na adesão ao dia específico se correlacionou com uma redução de 1,4% na mortalidade (OR=0,986, p=0,006).  

É importante enfatizar que os pesquisadores não observaram associação entre complacência do bundle e duração da VMI, permanência na UTIP ou incidência de delirium. O risco relativo de delirium durante toda a internação na UTIP foi de 1,09 (p < 0,001) para cada dia adicional de VMI e o OR de delirium em um determinado dia de UTIP foi de 2,64 (p < 0,001) se VMI foi necessária no dia seguinte. 

Resultado

Esse estudo concluiu que a liberação da UTIP e a implementação do A-F bundle em UTIP é viável. Cada aumento de 10% na adesão ao bundle durante toda a permanência na UTIP e em qualquer dia na unidade está associado ao aumento da sobrevida global e no dia seguinte. Esses dados são promissores, no entanto, pesquisas adicionais são necessárias para entender melhor a associação entre o elemento individual e a conformidade geral do bundle e os desfechos clínicos significativos, bem como estudos de eficácia comparativa que examinem as estratégias de implementação do A-F bundle. 

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Lin, John. Implementation of Bundled Care in the Pediatric ICU. American Delirium Society Annual Meeting, 2022, Indianapolis, Estados Unidos 
  • Lin, John et al.  861: Caring for Critically Ill Children With the ABCDEF Bundle: The PICU Liberation Collaborative, Critical Care Medicine, v.50, n.1, p.426, 2022. doi: 10.1097/01.ccm.0000809768.35095.65 

Especialidades

Tags