Adultos com paralisia cerebral têm maior risco de depressão e ansiedade

Pesquisadores britânicos realizaram um estudo para analisar o risco de depressão e ansiedade em indivíduos adultos, em comparação com outros sem PC. Confira os resultados:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio não progressivo no desenvolvimento do movimento e da postura. A encefalopatia crônica pode ser causada por má-formações durante o pré-natal ou lesões no sistema nervoso central no peri ou pós-natal. Em lactentes, os sinais e sintomas clínicos da paralisia cerebral emergem e evoluem antes dos dois anos, logo o diagnóstico precoce da PC começa com uma história médica e envolve o uso de neuroimagem e avaliações neurológicas e motoras padronizadas que indicam achados anormais congruentes.

paralisia cerebral

Paralisia cerebral em adultos

Até o momento, a maioria dos estudos sobre paralisia cerebral avaliava os efeitos da doença em pacientes pediátricos. Pesquisadores britânicos realizaram um levantamento para analisar o risco de depressão e ansiedade em indivíduos adultos, em comparação com outros sem PC, pareados por idade e gênero.

Leia mais: Qual o melhor método para diagnosticar a paralisia cerebral precocemente?

O estudo de coorte longitudinal, realizado em unidades de atenção primária na Reino Unido, contou com 6820 participantes; destes, 46,8% eram mulheres e tinham idade média 33,3 anos. No total, 1705 pacientes tinham paralisia cerebral e 5115 não possuíam PC. A pesquisa ocorreu entre 1987 e 2015, os resultados foram publicados em dezembro no periódico Jama Neurology.

Resultados

O estudo identificou um risco mais elevado para o desenvolvimento de depressão e ansiedade em pacientes com PC em comparação aos participantes que não tiveram paralisia cerebral na infância. O risco (Hazard ratio) para depressão foi de 1,28 (IC 95% [1,09-1,51]) e para ansiedade ficou em 1,40 (IC 95% [1,21-1,63]) em comparação aos outros indivíduos.

Os participantes com PC que não possuíam alguma deficiência intelectual como comorbidade apresentaram maior risco para depressão (HR, 1,44; IC 95%[1,20-1,72]) e ansiedade (HR, 1,55; IC 95%,[1,28-1,87]) do que os participantes sem PC.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades