Agência Europeia de Medicamentos e AMB alertam contra o uso de ivermectina na Covid-19

A EMA publicou uma nota alertando que o uso de ivermectina para tratamento ou prevenção da Covid-19 não é aprovado e nem recomendado.

A European Medicines Agency (EMA) publicou uma nota na última segunda-feira, 22, alertando que o uso de ivermectina para tratamento ou prevenção da Covid-19 não é aprovado na União Europeia e nem recomendado. A agência ressalta que revisou as evidências atuais e elas não apoiam o uso do medicamento para a infecção pelo novo coronavírus, a não ser que seja aprovada para uso em estudos clínicos.

A nota deixa claro que o medicamento é bem tolerado nas doses autorizadas e para indicações específicas, como no tratamento de alguns vermes e parasitas e de doenças de pele, como a rosácea. Mas que para uma potencial eficácia contra o SARS-CoV-2 provavelmente as doses teriam que ser mais altas, aumentando os efeitos colaterais e a toxicidade.

Um dia após o posicionamento da EMA, a Associação Médica Brasileia (AMB) também emitiu uma nota contra o uso dos medicamentos do chamado “kit Covid-19”, que inclui a ivermectina e a cloroquina.

medicamentos variados incluindo ivermectina para covid-19

Ivermectina para Covid-19

A ivermectina vem sendo utilizada como tratamento precoce e até mesmo prevenção da Covid-19 de forma off label desde que estudos in vitro demonstraram capacidade de o medicamento bloquear a replicação do vírus. Porém, as doses utilizadas nesses estudos eram mais altas que as autorizadas e, ainda assim, nos poucos ensaios clínicos realizados não houve benefício.

Alguns outros estudos chegaram a demonstrar um potencial, mas eram estudos pequenos e com muitas limitações, como diferentes dosagens e uso de outros medicamentos concomitantes.

Em seu alerta, a EMA ressaltou todos esses pontos e deixou claro que não há evidência que apoie o uso da ivermectina em Covid-19. Ela poderá ser utilizada em ensaios clínicos controlados, desde que bem desenhados.

Posicionamento da AMB

Em nota, a AMB também se posicionou contra o uso de ivermectina e outros medicamentos do “kit Covid-19”, como a cloroquina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina. A associação, junto de outras sociedades brasileiras, assinou uma carta onde diz acreditar que “a utilização desses fármacos deve ser banida”, já que não apresentam eficácia segundo os diversos estudos realizados.

A nota também reforça que os pacientes com suspeita não devem se automedicar. Aos médicos, ressalta que corticoides e anticoagulantes devem ser reservados a casos de pacientes hospitalizados que necessitam de oxigênio suplementar, não devendo ser prescritos para aqueles com Covid-19 leve.

Leia também: O uso de ivermectina em crianças é recomendado? Entenda!

No mais, reforçou a necessidade de vacinação de todos os brasileiros e do seguimento das medidas de prevenção, incluindo isolamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e ambientes bem ventilados.

O posicionamento veio no mesmo dia que alguns portais e jornais, como o G1 e o Estadão, relataram casos de hepatite medicamentosa por altas doses de ivermectina e outros efeitos colaterais graves do uso de medicamentos fora das recomendações das bulas.

Posição da Anvisa

Em julho do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já alertava sobre o uso da ivermectina na Covid-19. Em nota, a agência se manifestou contra o uso rotineiro deste medicamento para tratamento e prevenção da infecção, já que não existiam evidências científicas que apoiassem o seu uso.

Por outro lado, a Anvisa deixou claro que também não haviam evidências suficientes contrárias ao uso e que a prescrição do medicamento fora do que a bula recomenda é de responsabilidade do médico prescritor.

À época, a AMB também tinha se posicionado à favor da autonomia do médico em suas prescrições. Com o novo posicionamento, porém, deixa claro que o uso desses medicamentos não se justificam.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.