Página Principal > Saúde & Tecnologia > Agendamento online: a revolução na marcação de consulta
agendamento online

Agendamento online: a revolução na marcação de consulta

Tempo de leitura: 2 minutos.

Você já imaginou se, com as rotinas a cada dia mais atribuladas de hoje em dia, seu paciente tivesse que sair de casa sempre precisasse marcar uma consulta na clínica?

Seria um deslocamento para marcar, outro para comparecer à consulta e outros, ainda, caso alguma alteração se fizesse necessária. Entretanto, nós, que pertencemos à era da informática e do agendamento online, sequer conseguimos nos imaginar nesse contexto.

Há algumas décadas, a situação que descrevemos no início do texto fazia parte do dia a dia das pessoas. Tempos depois, as linhas telefônicas se tornaram mais acessíveis e as marcações passaram a ser feitas por esse canal.
Hoje, com um computador (ou smartphone) conectado à internet, os pacientes podem agendar suas consultas em poucos cliques, de onde estiverem. Podemos dizer que, durante esses anos, houve uma verdadeira revolução, não é mesmo?

Se você ainda não conta com essa opção em sua clínica, continue lendo. Listamos abaixo alguns motivos pelos quais você deveria disponibilizá-la.

Disponibilidade 24 horas

A partir do agendamento online, o paciente pode escolher, diante dos horários disponíveis, em qual ele gostaria de ser atendido.

Caso tenha chegado tarde do trabalho, por exemplo, ele não precisa aguardar até o horário comercial do dia seguinte para entrar em contato com a clínica. A agenda online permite o acesso para marcação a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive aos fins de semana e feriados.

Redução nas filas de espera

Muitas vezes, a agenda de um médico fica lotada e alguns pacientes acabam não conseguindo marcar consultas. Uma lista de espera física demanda tempo e atenção dos colaboradores, que precisam verificá-la a cada vez que há uma desistência.

A agenda online permite que um lembrete seja configurado para avisar ao paciente em espera quando surgir um horário na agenda do especialista pretendido. Dessa forma, ele pode optar por fazer a marcação, ficando satisfeito e diminuindo a incidência de horários vagos para a clínica.

Facilidade no agendamento

Uma agenda online permite consultas rápidas, seja à programação dos médicos ou aos dados dos pacientes. Caso seja necessário entrar em contato com algum dos seus pacientes, essa ação será facilitada. Além disso, a localização de horários disponíveis se torna muito mais fácil.

O agendamento online descomplica tanto para o paciente, que marca a partir da internet, quanto para os atendentes, quando recebem a solicitação de marcação pessoalmente ou via telefone.

Redução de faltas

Uma grande preocupação para clínicas médicas diz respeito às faltas de pacientes às consultas e exames agendados. Muitas vezes, isso acontece simplesmente porque a data, já marcada há alguns dias, caiu no esquecimento.
A agenda online permite a configuração do envio de lembretes, o que aumenta a taxa de comparecimento e estimula o paciente a avisar, caso saiba que não conseguirá comparecer.

Como se pode ver, investir no agendamento online permite mais liberdade e praticidade tanto para os pacientes quanto para os atendentes. A partir dele, você permite ao seu paciente marcar consultas sem sair de casa.

Se este post foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e levar essa experiência para seus contatos.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Flávia Saldanha

Flávia Saldanha é especialista em Marketing de Conteúdo na iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.